22 de janeiro de 2015

Bolo de Castanhas

Comer este bolo é como dar dentadas ao Outono. Com uma combinação de sabores clássica de castanhas e erva-doce, e com uma textura densa e húmida, este bolo é o acompanhamento ideal para um chá quentinho.



BOLO DE CASTANHAS
- 300 gr de farinha (sem fermento)
- 400 gr de açúcar
- 400 gr de castanhas descascadas descongeladas*
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- 4 ovos
- 1 colher de sopa de cacau
- 100 gr de manteiga
- 800 ml a 1lt de água (até cobrir  as castanhas)
- 1 pitada de sal
- 1 colher de sopa de erva-doce
- 2 paus de canela (opcional)
- 1 vagem de baunilha (opcional)

Comece por fazer o puré de castanhas: coza as castanhas na água com a pitada de sal e as especiarias. Deixe cozer até as castanhas estarem moles e a desfazerem-se. Quando estiverem cozidas, retire os paus de canela e a vagem de baunilha (se quiser pode usar um pouco de canela em pó e/ou essência de baunilha). Triture com uma varinha mágica ou num processador de alimentos até obter um puré liso e espesso. O creme tem de ter a consistência de um puré de batata, se estiver mais líquido leve de novo ao lume para reduzir e engrossar. Passe por um coador/passador e reserve.
Para fazer o bolo bata os ovos inteiros com o açúcar ate ficarem espumosos e dobrarem de volume. Junte o puré de castanhas e os pós:: a farinha, cacau e fermento. Não bata a massa do bolo depois de colocar os pós, envolva só delicadamente até misturar (se quiser passe os pós por um passador para evitar grumos). Por fim junte a manteiga derretida.
Coloque numa forma untada e enfarinhada (ou tabuleiro) e leve ao forno pré aquecido a 180ºC, cerca de 45-50m ou até um palito enfiado no centro sair limpo. Vigie a cozedura para o bolo não secar. Sirva polvilhado com açúcar em pó.

*Se preferir usar castanhas com casca, coza-as normalmente e depois descasque. Cubra as castanhas com água limpa e as outras especiarias em pó que queira usar e triture para fazer um puré espesso. Junte mais água se necessário.

Sem comentários:

Enviar um comentário