22 de janeiro de 2015

Brigadeiro de Pastel de Nata

O melhor de Portugal e do Brasil, um doce que junta os dois ícones das doçarias de cada país: o Brigadeiro e o Pastel de Nata! Estes brigadeiros têm os sabores característicos dos pasteis de nata, uma base crocante de massa folhada e são queimados por cima para dar aquele toque tostado tão típico.



BRIGADEIROS DE PASTEL DE NATA
- 1 lata de leite condensado (400 gr)
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 limão
- 1/2 colher de chá de canela
- 1 gema de ovo
- Massa folhada de compra q.b.
- Acúcar q.b. (opcional)

A "massa" do brigadeiro faz-se da mesma maneira qu um brigadeiro normal, simplesmente em vez do tradicional chocolate em pó, junta-se o limão, a canela e a gema.
Num tacho ou frigideira leva-se a lume baixinho o leite condensado, a manteiga, a raspa de limão, a canela e a gema. Vai-se mexendo sempre para não deixar agarrar até a mistura engrossar e atingir o ponto de brigadeiro: quando descolar das paredes do tacho e quando passamos com a comer, se consiga perceber uma estrada bem definida.
Deite esta "massa" numa travessa untada com manteiga e leve ao frigorifico.
Entretanto com a massa folhada faça as bases dos brigadeiros: desenrole o rolo de massa e cm um cortador redondo corte pequenos discos. Fure-os com um garfo para não empolarem no forno e leve a cozer a 170ºC em forno pré-aquecido até dourarem. Deixe arrefecer e depois de frios coloque-os em forminhas de papel plissado.
Quando a "massa" dos brigadeiros estiver fria e firme, unte com manteiga as mãos e faça bolinhas. Coloque-as nas formas de papel plissado sobre os discos de massa folhada e queime o topo com um maçarico (cuidado para não pegar fogo às forminhas de papel).
Para dar um acabamento mais perfeito e redondinho aos brigadeiros pode passa-los por açúcar antes de os colocar na forma e queimar da mesma maneira.
Se não tiver maçarico, aqueça as costas de uma colher no bico de fogão a gás e quando estiver bem quente (cuidado para não se queimar) pressione no topo do brigadeiro. Limpa a colher e repita com todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário