22 de janeiro de 2015

Mousse de Chocolate (a mais fácil do mundo)

Uma mousse de chocolate que só leva 2 ingredientes, sem ovos nem açúcar adicionado, é mesmo a mais fácil do mundo! A mousse fica tão cremosa, "chocolatosa" e saborosa que vai ficar na lista das vossas receitas favoritas!



MOUSSE DE CHOCOLATE
-200 gr de chocolate negro
-400 gr de natas 35% gordura (creme de leite)

Comece por levar 200 gr de natas ao congelador cerca de 15-20 minutos para estarem bem frias e por cortar o chocolate em pedacinhos pequenos.
Os restantes 200 gr de natas, leve ao lume até quererem começar a ferver. Nesse momento retire do lume e junte o chocolate picado. Mexa delicadamente com uma colher até todo o chocolate estar derretido e estar um creme uniforme. Leve ao frio durante uns 15-20 minutos até arrefecer mas sem estar solidificado.
Bata as natas que colocou no congelador e envolva no creme de chocolate frio.
Coloque em tacinhas individuais ou numa taça grande e leve ao frigorifico pelo menos 4 horas até ganhar consistência.

Para a Mousse de Chocolate de Leite: Proceda da mesma maneira mas junte 1 folha de gelatina previamente demolhada às natas quentes e continue com a receita.
Para a Mousse de Chocolate Branco: Proceda da mesma maneira mas junte 2 folhas de gelatina previamente demolhada às natas quentes e continue com a receita.

Para aprender a demolhar corretamente folhas de gelatina veja este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=YX7ou2ZuBSs&list=UUNGhBUWraP0j6qUPGWT2n5Q

5 comentários:

  1. Olá, Rita. Fiz esta mousse de chocolate aqui para casa, a dose normal, e ficou ótima, com uma consistência firme, deliciosa. Mas este fim de semana fiz a dose dobrada e ficou bem mais líquida. Fiz tudo igualzinho à dose normal, mas não ficou firme (embora tenha ficado deliciosa à mesma). O que terei feito mal? Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será que não bateu bem as natas? Usou outro tipo de natas ou de chocolate?

      Eliminar
  2. Olá, Rita. O chocolate usei o mesmo para toda a receita, chocolate negro com 52% de cacau (era o que tinha em casa) e as natas usei natas para bater, mas usei de duas marcas diferentes. Será que isso fez diferença? Bati as natas até ficarem com algum volume, como da primeira vez que fiz a receita. Mas, agora que penso bem, acho que já sei o que deve ter acontecido. Primeiro fiz uma receita e depois juntei a outra, porque a mousse ficou pequena, e juntei na mesma taça. Deve ter sido isso, não? Que parvoíce...

    ResponderEliminar
  3. Obrigada, Rita! Vou experimentar fazer novamente, porque deve ter sido isso. Um bom dia para si. :)

    ResponderEliminar