27 de fevereiro de 2015

Pão Rápido

Há poucas coisas tão boas como um pão quentinho, acabado de sair do forno. Esta receita é de um pão mentiroso, que parece um pão mas na realidade não é um pão. A vantagem é que é super rápido de fazer e e tão bom como um pão verdadeiro!



PÃO RÁPIDO

- 350 gr de farinha
- 30 gr de açucar (1 colher de sopa cheia)
- 1/4 de colher de chá de sal fino
- 2 colheres de chá cheias de fermento
- 2 iogurtes naturais (250gr no total)
- 80 gr de manteiga derreida
- leite q.b. para pincelar.

Junte todos os ingredientes numa tigela e mexa com uma colher ou as mãos se conseguir formar uma bola. Não se deve bater a massa, deve-se apenas mexer até a massa se unir.
Transferir para um tabuleiro de forno forrado com papel vegetal (ou untado e enfarinhado) e formar um disco, uma forma arredondada com a massa, com cerca de 3 dedos de altura.
Dar dois golpes em cruz com cerca de 1 cm de profundidade, com uma faca de serra, para a massa abrir no forno e facilitar a cozedura. Pincelar com um pouco de leite para dar um brilho à crosta.
Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 20-30 minutos. Pode espetar um palito no meio para verificar a cozedura como se fosse um bolo. Se o pão estiver a ficar muito escuro mas ainda não estiver cozido, cubra com um pedaço de papel alumínio.
Retire do forno e coma quente ou frio.

Pode usar esta receita para fazer uma versão de pão doce (com passas, raspas de laranja, canela, pedaços de chocolate, nozes, etc) ou mais salgada (com queijo ralado, ervas aromáticas, alho, bacon, etc).

14 comentários:

  1. Adorei este pão! É que não se consegue parar de comer... Já fiz várias vezes e fica sempre bem! 😀

    ResponderEliminar
  2. É possível substituir os iogurtes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, os iogurtes são essenciais para esta receita ;)

      Eliminar
  3. Olá Rita,
    Fiz ontem este pão/bolo e adorámos. Super fácil de fazer e mto guloso... Gostaria de perguntar se podemos fazer pãozinhos individuais e se precisa na mesma do golpe em cruz. Obrigada pela partilha e parabéns pela sua maneira simples e descontraída de apresentar as receitas.Transmite muita confiança para conseguirmos obter sucesso nas suas receitas.
    Bjks
    Andreia Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode sim e não precisa de dar o golpe porque ao ser menos quantidade de massa já vai cozer no meio. Fica igualmente bons, só tem de ter atenção porque demoram menos tempo no forno.

      Eliminar
  4. Tenho intolerância ao glúten,posso substituir a farinha de trigo por outra farinha ? Babei..... :-)

    ResponderEliminar
  5. Ola Rita,
    Tenho intolerância ao glúten ,posso usar outra farinha em vez da farinha de trigo? Ficará com tão bom aspecto?????? Mi madre.......Babei! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Margarida eu nunca experimentei com farinha sem glúten mas sei que já houve algumas pessoas que o fizeram e que ficaram satisfeitas. Mas só experimentando mesmo... Beijinhos.

      Eliminar
  6. Ao fazer este pão, pesei o açúcar contido numa colher de sopa cheia e este não equivale a 30g, mas sim a 15g. Fiquei na dúvida se deveria basear-me no peso ou na colher.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Use 30gr. A colher de sopa deverá ser cheia, como indica a receita e deverá equivaler a 30gr. Bom pão ;)

      Eliminar
  7. Acabei de colocar no forno 10 pãezinhos. Decidi dividir a massa para ficar tipo scone. Logo digo como ficaram.

    ResponderEliminar
  8. Acabei de colocar no forno 10 pãezinhos. Decidi dividir a massa para ficar tipo scone. Logo digo como ficaram. já estou a babar!

    ResponderEliminar