16 de março de 2015

Mise-en-Place

O que significa?

Mise-en-palce é um termo francês que se refere ao preparo antecipado de todos os ingredientes e utensílios que se vão usar para elaborar uma receita.


Num contexto profissional este passo é obrigatório porque acelera e facilita o serviço, além de que se pode perceber logo no inicio da preparação se nos falta algum ingrediente.
Nas cozinhas de todo o mundo chefs passam horas a cortar legumes, porcionar carnes e peixes, preparar guarnições, decorações, etc., para que quando o restaurante abre e o cliente se senta à mesa, o prato possa ser servido com a maior brevidade possível. Na maior parte dos restaurante o mise-en-place é feito duas vezes por dia, de manhã antes do almoço, e de tarde antes do jantar. Sim, é um trabalho muito repetitivo, pouco glamouroso, mas bastante necessário.

Já em casa não há tanto esse hábito, mas é um conceito que está a começar a incorporar-se devido à exposição de todo o mundo culinário quer em blogs ou programas de televisão que acaba por demonstrar as vantagens de um bom mise-en-place.

E vocês, tem este costume de preparar tudo antes de se aventurarem numa receita?


2 comentários: