25 de março de 2015

Qual a durabilidade e como conservar bolos, bolachas e sobremesas?

Ontem uma seguidora do facebook escreveu a perguntar quanto tempo durava a granola, ao que eu respondi: dura muito pouco tempo, porque fica tão boa que se come muito rápido!
Mas falando a sério, fiquei a pensar quantos de vocês terão estas dúvidas e por isso o post de hoje é sobre a durabilidade de alguns produtos que fazemos em casa e qual a melhor forma de os conservarmos.


O primeiro ponto a reter é que tudo o que fizermos tem a durabilidade máxima das datas de validade dos ingredientes que estamos a usar. Por exemplo, e pegando no caso da granola, se vou usar flocos de aveia que tenham data de validade até 20 de Junho, a granola automaticamente ficará também com essa validade. Isto é sobretudo importante quando usamos produtos refrigerados e mais sensíveis a estas coisas das caducidades, como o leite fresco e natas por exemplo, para fazer sobremesas.

Bolos e pães
Os pães e bolos sem cremes conservam-se alguns dias a temperatura ambiente (3 a 5), mas para evitar que sequem é conveniente guardar num recipiente fechado, ou dentro de um saco. Os bolos feitos com óleo ficam macios durante mais tempo, em relação aos de manteiga. Porque a manteiga a temperatura ambiente volta a ficar sólida e o óleo fica sempre liquido.
Depois de cozidos, a maior parte dos bolos podem ser congelados, bem envolvidos em papel de alumínio., durante no máximo 2 meses. Depois é só descongelar a temperatura ambiente, quando quiser comer.
Os bolos com creme deverão ser sempre guardados no frigorífico.


Biscoitos e Bolachas
Os biscoitos e bolachas normalmente têm uma durabilidade bastante boa, podendo durar bem fechados durante alguns meses em locais secos e frescos. Dependendo da natureza do biscoito ou bolacha, estes poderão ficar moles ou duros se mal conservados, por isso não convém guardar juntos produtos com texturas diferentes.
A maior parte dos biscoitos e bolachas podem-se congelar depois de cozidos e inclusive as massas também se podem congelar em cru, para se cozerem noutra altura, durante cerca de 2 meses.

Sobremesas e cremes
Como normalmente contém ovos ou laticínios devemos guardar no frigorífico, sobretudo nos meses de mais calor. Se tiverem ovos crus não devemos consumir com mais de 3 dias.

Massas de crepes, waffles e panquecas
As massas cruas duram no frigorífico 3 dias no máximo. E tanto os crepes, como os waffles e as panquecas, podem ser congelados no máximo 1 mês. Os crepes e as panquecas perdem um pouco de qualidade, mas os waffles se fores descongelados diretamente numa torradeira, ficam otimos! 


Granola
A granola como é uma mistura de cereais secos pode ter uma durabilidade de meses, bem fechada (mas quem consegue guardar tanto tempo?). O único ponto que devemos ter em atenção é se usarmos frutos secos, é que estes terem a tendência para ficarem rançosos com o passar do tempo nos meses mais quentes.


Têm algum truque para os bolos ou bolachas durarem mais tempo? Ficaram com alguma dúvida em relação a outro alimento? Deixem um comentário!
Rita

13 comentários:

  1. Olá Rita, Gosto muito das suas dicas. Gostaria de saber como acondicionar queijadas de leite. Embrulhadas em papel vegetal ou em caixas de cartolina? Têm que estar sempre no frio? Quanto dias podem durar? Como ficam húmidas tenho essas dúvidas. Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fernando à partida não tem problema, porque estão cozidas, se deixar a temperatura ambiente no máximo 2-3 dias (a não ser que esteja muito calor, ai aconselho a que estejam refrigeradas). Um beijinho!

      Eliminar
  2. Bom dia, podemos também congelar massa de bolos? especificamente a massa de bolo de rei? Parabéns e obrigado pelas dicas! Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende muito do tipo de massa, massas de bolo comum não reagem muito bem. Massas fermentados como bolo rei podem ser congeladas mas tem de se ter em conta e respeitar os tempo de fermentação. Pode congelar-se depois das 2 fermentações e ficar pronto a cozer por exemplo (descongelando primeiro). Ou congelar a massa sem fermentar e depois deixar descongelar e fermentar antes
      de cozer.

      Eliminar
  3. Obrigada pela dica deste post Rita :)
    É indiferente guardar em frasco de vidro, lata ou taparuer?
    Vou voltar a fazer as cookies de aveia e experimentar também as bolachas de especiarias, entretanto fico a rezar para que fiquem bem para oferecer no Natal ahah :D
    Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim é indiferente, pode até ser num saco de plástico, desde que estejam bem fechadas é o que interessa. Boa sorte!

      Eliminar
  4. Bolo feito com aveia conservo em temperatura ambiente ou na geladeira. Quando faço em 2 ou 3 dias já tenho que jogar fora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bolos sem cremes ou recheios conservam-se normalmente a temperatura ambiente, a não ser que sejam muito húmidos.

      Eliminar
  5. Ola Rita por exemplo seneu fizer bolachinha hungara ou de manteiga decorar com chocolate,e a festa é dai a mais ou menos 3 semanas convem congelar ou ela mantem se boa até la? Obrigado

    ResponderEliminar
  6. Ola Rita se eu fizer bolacha de manteiga ou hungara e decorar com chocolate mas a festa é dai a 2 a 3 semanas convem congelar?ou mantem se o sabor?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que vai influenciar na textura, ao descongelar vão ficar mais moles. O ideal é fazer o mais perto possível da data da festa e comer fresquinhas ;) Beijinhos!

      Eliminar
  7. Boa noite, Bolachas com aveia, manteiga de amendoim e ovo ( pasteurizado ). Fechado num recipiente em lugar seco, duram uma semana?

    ResponderEliminar