28 de abril de 2015

Ravioli de Nutella

Uns ravioli diferentes porque são feitos de massa de bolacha crocante! Ainda por cima recheados de Nutella que fica cremosa no interior, é claro que têm de ficar deliciosos!



RAVIOLI DE NUTELLA

- 100 gr de manteiga
- 100 gr de açúcar
- 150 gr de farinha sem fermento
- 1 gema de ovo
- 1/2 colher de chá de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de baunilha (em pó ou em essência)
- Nutella q.b. (para rechear)

Para fazer a massa das bolachas que vão ser os ravioli, começamos por bater a manteiga amolecida com o açúcar até formar um creme. Juntar a gema e mexer para incorporar e por fim misturar a farinha, fermento, sal e baunilha. Misturarmos bem com as mãos só até formar uma bola (não é para amassar muito). Esta massa também pode ser feita numa batedeira com a raquete ou com as varas onduladas.
Leva-se a massa ao frio, envolvida em película aderente, durante pelo menos 1 hora.
Estica-se a massa com um rolo da massa e um pouco de farinha para não pegar, até ter cerca de 0,5 cm de espessura. Cortam-se rodelas (ou outros formatos) com um cortador e dispõem-se metade das rodelas num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Coloca-se uma porção de Nutella (cerca de uma clher de chá) no centro de cada rodela. Com o dedo humedecido em agua passa-se a toda a volta da rodela de massa e coloca-se uma outra rodela de massa por cima. Com os dentes de um garfo pressiona-se a toda a volta para selar bem. Pode pincelar-se com ovo batido ou polvilhar-se com açúcar.
Leva-se ao forno pré-aquecido a 180ºC durante uns 10-12 minutos ou até as bolachas estarem douradas.

2 comentários: