13 de abril de 2015

Usar citrinos nas receitas: Casca, pele ou raspas?

Citrinos, como laranjas, limões, limas, tangerinas, etc. são dos melhores sabores para se usar em doces!


E à parte do sumo, muitas receitas pedem casca, pele ou raspas de citrinos. Assim usamos uma parte onde se concentram os seus óleos essenciais e obtemos um sabor mais intenso!


Casca: Devem cortar-se tiras finas com uma faca afiada de modo a cortar o mínimo possível da parte branca que pode amargar a nossa receita.


Pele: Quando uma receita pede pele de citrinos, refere-se só mesmo à parte exterior sem qualquer vestígio da parte branca. A melhor maneira de retirar a pele a um citrino é usando um descascador de vegetais ou batatas de modo a fazer tiras mesmo muito finas, quase como papel.


Raspas: Há no mercado vários tipos de raladores que servem para extrair a pele dos citrinos em partículas muito pequenas que se incorporam facilmente em massas. Alguns ao ralarem a pele acabam por extrair também um pouco da parte branca. Os melhores raladores que eu conheço são da marca Microplane que são muito precisos e afiados e retiram só mesmo a pele exterior. Se adorarem usar citrinos nas vossas receitas, aconselho um ralador destes. Encontram-nos em casas de artigos para cozinha. Também já vi de outras marcas parecidos (que são inspirados nestes) e também funcionam bem.


Sejam como for que os usem, citrinos são sempre deliciosos!

Rita

2 comentários: