7 de maio de 2015

Massa de Tarte- Técnicas Básicas de Pastelaria #6

Quando comemos uma tarte todo o conjunto deve ser saboroso e não só o recheio. Esta receita é ideal para tartes doces! A massa fica crocante, amanteigada e as fatias mantêm o formato e não se esfarelam ao cortar.



MASSA DE TARTE DOCE

- 250 gr de farinha sem fermento
- 150 gr de manteiga
- 100 gr de açúcar
- 1 ovo

Bate-se a manteiga com o açúcar até ter um aspecto cremoso (a manteiga deve estar em consistência de pomada). Juntamos o ovo que deve estar a temperatura ambiente*. Por fim misturamos a farinha e mexemos com uma colher ou com as mãos só até estar toda incorporada e com uma textura uniforme (não é necessário amassar a massa).
Levar a massa ao frigorífico por pelo menos 2 horas envolvida em película aderente.

Quando for altura de forrar a tarteira, retira-se da película aderente e forma-se um disco com a massa antes de começar a esticar com o rolo. Para esticar a massa usa-se um pouco de farinha para não pegar e vai-se sempre rodando o disco de massa para ir dando um formato redondo e para a massa não agarrar à mesa.
Transfere-se para a tarteira e prossegue-se com a receita da tarte que for fazer.

2 comentários:

  1. Olá Rita.. a minha massa ficou mais mole, qual poderá ter sido o erro?

    Obrigada ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ter sido manteiga a mais (ou ter usado uma margarina mole), farinha a menos ou pouco tempo no frio. Boa sorte para a próxima, essa massa é muito boa ;) Beijinhos!

      Eliminar