1 de maio de 2015

Petit Gateau de Nutella

Só há uma maneira de tornar um petit gateau ainda mais delicioso: juntando-lhe Nutella! Esta sobremesa vai encantar todos, afinal quem não gosta de um delicioso bolo de chocolate húmido que é recheado de Nutella? Simples já é maravilhoso, mas se juntarmos uma bola de gelado é de cair para o lado!



PETIT GATEAU DE NUTELLA

- 50 gr de chocolate negro
- 50 gr de manteiga
- 35 gr de açúcar
- 1 ovo
- 40 gr de farinha sem fermento
- 1/2 colher de chá de fermento em pó
- 1 pitada de baunilha (em pó ou extrato)
- 1 pitada de sal
- Nutella q.b.

O primeiro passo é pré-aquecer o forno a 190ºC, porque tem de estar bem quente quando formos cozer os petit-gateaux. O forno deve aquecer pelo menos 15-20 minutos.
Depois vamos tratar do recheio; num prato com papel vegetal colocamos colheradas (com uma colher de chá) de Nutella e levamos ao congelador. As "bolinhas" de Nutella deverão ficar ligeiramente maiores que uma avelã.
Para a massa: Derrete-se o chocolate juntamente com a manteiga em banho-maria ou no microondas, mexe-se bem e reserva-se. Bate-se o ovo com o açúcar com uma vara de arames ou batedeira até ficar espumoso. Junta-se a mistura de chocolate e manteiga e por fim envolve-se delicadamente a farinha, fermento, sal e baunilha. Neste momento já não é preciso bater, mas sim só misturar até a massa estar uniforme.

Em forminhas pequenas de empada ou muffins que estejam muito bem untadas e enfarinhadas, coloca-se um pouco de massa (cerca de 1/3 de altura), dispõe-se o "bolinha" de Nutella previamente congelada no centro sem afundar e por fim completa-se com massa até cobrir a Nutella.
Leva-se ao forno durante 5 minutos* (veja no vídeo o truque para saber quando estão cozidos). Espere 1-2 minutos para o petit-gateau assentar antes de desenformar. Com uma faca passe delicadamente na parede da forminha e vire com cuidado sobre um prato. Sirva de imediato simples ou com uma bola de gelado.

*No meu forno e com o tamanho das minhas forminhas, 5 minutos foi o tempo ideal. Ajustem este tempo ao tamanho das vossas formas e ao vosso forno.

Sem comentários:

Enviar um comentário