28 de maio de 2015

Tarte de Gelado

Esta tarte é uma sobremesa muito fácil, muito vistosa e que pode ser feita de vários sabores, para isso basta mudar o gelado! É uma maneira diferente de saborear um gelado e uma maneira diferente de servir uma tarte!



TARTE DE GELADO

- 150 gr de bolachas tipo Digestiva (ou Maria)*
- 60 gr de manteiga*
- Gelado de sabor a gosto q.b.*

Para fazer a base, triture as bolachas até obter um pó e misture com a manteiga derretida até ter uma consistência de areia molhada. Coloque numa forma de tarte, de preferência com fundo removível, pressionando bem a mistura no fundo e laterais da forma. Leve ao forno pré-aquecido durante cerca de 10 minutos até estar dourado. Deixe arrefecer completamente.
Para rechear com o gelado, convém que este não esteja muito duro. Por isso o melhor é deixa-lo a temperatura ambiente durante uns 15 minutos para que esteja maleável. Coloque bolas de gelado dentro da forma de tarte e alise a superfície. Leve ao congelador para que o gelado fique firme de novo e decore a goste.
Pode decorar com molho de chocolate ou de frutas e/ou frutos secos, chocolate picado, bolachas raladas, fruta fresca, etc.
Conserve no congelador e retire para fora 10-15 minutos antes de comer para ser mais fácil fatiar.

*A forma que usei para esta quantidade de base de bolacha tem 18 cm na base. Se a vossa forma for maior, terão de ajustar as quantidades.

*A quantidade de gelado também tem a ver com o tamanho da forma que usarem e da altura que lhe quiserem dar. Eu usei cerca de 500 gr de gelado para a forma com 18cm na base.

4 comentários:

  1. Olà Rita, jà comprei o livro e é simplesmente maravilhoso! Tenho intençao de tentar fazer todos os gelados! Já tenho um de caramelo e outro de chocolate no congelador. Parabéns!
    Já agora, uma pergunta: quais os melhores recipientes para os guardar no congelador?
    Beijinhos
    Fátima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que maravilha Fátima! Obrigada!
      Eu gosto de os guardar em caixas de plástico resistente. Não querendo fazer publicidade, mas comprei várias no Continente com capacidade de 1lt (são rectangulares, transparentes e com a tampa branca, da marca Kasa se não me engano) que são perfeitas para as quantidades de gelado do livro, com a vantagem de se arrumarem bem se fizermos mais de um sabor. Mas qualquer uma serve, convém ser um plástico mais resistente e sobretudo com uma tampa que seja fácil de abrir mesmo com o recipiente congelado. espero ter ajudado e vá dando feedback ;)

      Eliminar
    2. Obrigada pela rapidez na resposta!
      Não posso deixar de o dizer novamente: o livro está mesmo muito giro e o design muito apelativo! <3

      Eliminar