2 de junho de 2015

Dúvidas sobre substituições de ingredientes das receitas do livro "A Vida Secreta dos Gelados caseiros"

Olá geladeiros gulosos!
Muita gente me tem escrito a perguntar coisas relacionadas com substituições de ingredientes das receitas do livro por questões de alergias ou intolerâncias.
Então reuni aqui as 5 perguntas top, espero que seja útil :)


SOU ALÉRGICO AOS OVOS, POSSO FAZER AS RECEITAS DO LIVRO?
Sim claro! A maior parte das receitas do livro partem de 2 receitas base, uma com gemas e outra sem gemas. Cada receita tem a sugestão de se usar uma base ou outra (por exemplo os gelados de fruta ficam melhores sem a interferência do sabor das gemas, por outro lado os gelados de chocolate ou frutos secos ficam mais ricos com uma base com gemas).
No entanto no livro  incentiva-se a personalização das receitas e dá-se a indicação que se podem trocar as bases por uma questão de gosto ou alergias.
Portanto se for for alérgico aos ovos é só fazer os gelados com a base sem ovos!


SOU INTOLERANTE À LACTOSE, POSSO FAZER AS RECEITAS DO LIVRO?
Sim, com algumas adaptações. Pode trocar o leite e natas por leite e natas vegetais sem nenhum problema. Apenas deverá ter atenção se usar leite e natas que sejam adoçados, deverá diminuir um pouco a quantidade de açúcar da receita.
Quanto a substituir o leite em pó tem 3 opções: não usar nada, usar um pouco de amido de milho ou 1 folha de gelatina demolhada, vai depender da textura que prefere. O gelado sem o leite em pó ficará ligeiramente menos cremoso, mas mesmo assim terá uma boa textura e sabor!


NÃO POSSO COMER AÇÚCAR, POSSO FAZER AS RECEITAS DO LIVRO?
O açúcar é um elemento essencial para fazer gelado, não só pela capacidade de adoçar, mas também porque funciona como anti-congelante e isso é uma das razões porque o gelado fica cremoso. Os adoçantes não possuem essa propriedade, o que quer dizer que se fizerem o gelado sem açúcar ficará congelado como um bloco sólido. Podem no entanto fazer o gelado com a proporção de adoçante correta para a quantidade da receita adicionando-o à base fria, bater o gelado na sorveteira e consumi-lo assim que estiver pronto. Nessa altura estará cremoso, não convém é congela-lo depois porque ficará realmente duro.
Para substituir por outro tipo de adoçantes como o agave, mel ou açúcar de coco terão de ter em conta também o sabor que aportam, além da mudança na textura.


SOU INTOLERANTE AO GLÚTEN, POSSO FAZER AS RECEITAS DO LIVRO?
Sim claro, sem problema. O único cuidado que terá de ter é o de substituir alguns ingredientes referidos por versões sem glúten, como é o caso das bolachas que se pedem em algumas receitas, por exemplo.



NÃO POSSO COMER GORDURA, POSSO FAZER AS RECEITAS DO LIVRO?
Da mesma maneira que respondi em relação ao açúcar, também a gordura é essencial para a textura do gelado, funciona quase como o seu esqueleto. Se fizer as receitas do livro com leite magro e/ou natas light, o gelado ficará menos cremoso e com alguns cristais de gelo (os produtos light têm mais água). Assim que o gelado ficar pronto não vai notar tanta diferença, mas ao congelar ficará mais duro e com sabor mais aguado.


Já agora convido-vos a juntarem-se ao grupo de Facebook "A Vida Secreta dos Gelados Caseiros",  que se está a tornar num grupo de mestres geladeiros que partilham experiências, fotos e dúvidas das receitas do livro, muitas delas sobre este tipo de substituições nos ingredientes. 

Rita

6 comentários:

  1. Já experimentei o de Nuttela. A-D-O-R-E-I. :)

    ResponderEliminar
  2. Que bom!!!! Eu também adoro esse!

    ResponderEliminar
  3. Já fiz o de manga, o de galão, de mousse de chocolate e stratacciela. Qual deles o melhor. Estão a fazer sucesso cá em casa. O próximo é de snicker. A tarte de gelado resulta melhor com que gelado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom Sandra!!! Eu adoro a tarte com qualquer gelado, mas para mim fica melhor com gelados lisos (sem muitos pedaços) para não interferir com a crosta ;) Beijinhos!

      Eliminar
  4. Gostaria de obter o teu livro como poderei obte-lo ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em qualquer livraria, grandes superfícies e online nas lojas que costumam vender livros como a Fnac, Bertrand, Wook, etc. Beijinhos.

      Eliminar