25 de junho de 2015

Mini Pavlova com Gelado


Originalmente a pavlova é um disco de merengue coberto com chantilly e fruta fresca. Mas esta é uma versão com gelado! É uma sobremesa muito elegante e prática porque pode ter todos os componentes feitos e montar só mesmo na hora de servir.



MINI PAVLOVA COM GELADO
- 2 claras
- 90 gr de açúcar
- 1 colher de chá de vinagre suave (de vinho, cidra ou maçã)
- ½ colher de chá de amido de milho

- Gelado de qualquer sabor
- Molho de frutos vermelhos*

Misture bem o amido de milho com o açúcar para evitar formar grumos. Bata as claras em castelo e quando estiverem quase firmes junte o açúcar pouco a pouco para fazer um merengue. Quando o merengue estiver bem firme e brilhante junte o vinagre e bata só até incorporar bem.
Pré aqueça o forno a 150ºC durante 10-15 minutos. Num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal faça 3 montes com o merengue e espalhe com as costas de uma colher fazendo um círculo de cada monte de merengue. Com a mesma colher faça uma ligeira concavidade no centro como se fosse um ninho. Reduza a temperatura do forno para 120ºC e coza as pavlovas durante 40 minutos. Desligue o forno e deixe-as lá dentro até arrefecerem completamente.
Sirva as pavlovas com uma bola generosa de gelado e um molho.

*MOLHO DE FRUTOS VERMELHOS
-  120 gr de frutos vermelhos congelados ou frescos
- 30 gr de açúcar
- 2 colheres de sopa de água
- ½ limão (sumo)

Leve a lume brando todos os ingredientes e deixe reduzir até os frutos estarem cozidos e se começarem a desfazer. Nesse momento retire do lume e use assim com pedaços ou triture com uma varinha mágica para que o molho fique com uma consistência mais lisa.

2 comentários: