20 de julho de 2015

Como "clonar" uma Viennetta

Hoje trago-vos uma ideia engraçada para, usando as receitas do livro A Vida Secreta dos Gelados Caseiros, clonarem uma das sobremesas geladas mais icónicas de sempre. E com muito gosto a infância. Falo da mítica Viennetta!


CLONE DA VIENNETTA
- 1 receita do gelado de nata do livro (pág. 34)
- 1 receita de cobertura de chocolate do livro (pág. 124)

Faz-se o gelado de nata seguindo a receita e coloca-se na sorveteira para congelar. Nesta altura prepara-se a cobertura de chocolate e espalha-se numa camada muito fina num tabuleiro forrado com papel alumínio, papel vegetal ou uma placa de silicone. Deixa-se só um pouco de chocolate para decorar no fim. Leva-se ao congelador durante 3-4 minutos e com uma faca cortam-se 4 rectângulos do tamanho de uma forma de bolo inglês. Retorna-se ao congelador até à hora de usar.


Entretanto forra-se uma forma de bolo inglês com película aderente e quando o gelado estiver pronto, coloca-se uma porção de gelado no fundo da forma, seguida de uma placa de chocolate. Continua-se a fazer camadas de gelado e placas, terminando com uma de gelado e decorando com o restante chocolate.


Leva-se ao congelador durante umas 6 horas até estar bem duro para poder cortar e servir em fatias.

NOTAS:
- Tem de se trabalhar muito rápido porque as placas de chocolate ao serem tão fininhas começam a derreter com facilidade.
- Entre uma camada e outra pode-se levar a forma ao congelador por 5 minutos para assentar antes de colocar mais gelado.
- Em vez de fazer as camadas de chocolate, podem fazer-se camadas de gelado e ir colocando a cobertura de chocolate por cima em fios ou alisando com as costas de uma colher. O acabamento não vai ficar tão uniforme e bonito, mas o sabor será o mesmo.
- Para espalhar o chocolate usei um tabuleiro que mede 23 cm x 23 cm. Deu-me para cortar 3 placas inteiras mais compridas que a minha forma. Usei os 3 pedaços que cortei para as placas caberem na forma para fazer uma nova camada de chocolate.
- A minha forma de bolo inglês tem 21 cm de comprimento por 12 cm de largura.
- A minha "viennetta" tinha 5 camadas de gelado de nata e 4 camadas de placas de chocolate + a decoração em cima.


Bons geladinhos!
Rita

2 comentários:

  1. Boa tarde Rita, sou a Ana. Desculpe incomodar mas sou principiante nestas coisas. Experimentei fazer o seu gelado galão. Depois de estar uns 25 min na Sorveteira o preparado começou a ganhar umas bolinhas. Estava com a consistência de um iogurte mas estragado. Tirei da maquina e levei ao congelador mas agora tenho receio que não esteja em condições para comer.
    É normal esse aspecto?
    Obrigada desde já

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana! Essas bolinhas a que se refere penso que devam ser o gelado a congelar. Se não usou nenhum ingrediente estragado não há nada que possa ter feito do durante o processo que fosse estragar a sua mistura. Naturalmente o processo de ver o gelado a congelar-se causou-lhe estranheza por ser a primeira vez, mas as sorveteiras funcionam assim. Não tendo visto, penso que é esse o caso, de qualquer maneira junte-se ao grupo com o nome do livro no Facebook que é mais fácil colocar dúvidas por lá e trocar experiências. Também aqui tem um post sobre dúvidas frequentes que lhe pode vir a ser útil. Um beijinho e bons gelados! http://www.ladolcerita.net/2015/07/a-vida-secreta-dos-gelados-caseiros.html

      Eliminar