6 de julho de 2015

Gelado de Pastel de Nata- Receita extra do livro

Quando o livro A Vida Secreta Dos Gelados Caseiros foi lançado, começaram-me a chegar fotos de gelados e algumas dúvidas, então para promover essa troca de experiências criei um grupo no Facebook com o mesmo nome do livro. Para celebrar que somos mais de 500 "mestres-geladeiros" por lá, resolvi partilhar uma receita extra!


Gelado de Pastel de Nata

- 1 receita base (pág. 20 do livro)
- 1 “placa” de pastel de nata

Para a “placa” de pastel  de nata:
- 250 gr de leite gordo
- 150 gr de açúcar
- 75 gr de água
- 30 gr de farinha sem fermento
- 4 gemas
- 1 ou 2 paus de canela
- 3 ou 4 tiras de casca de limão

Num tacho levar ao lume o açúcar e a água, mexendo antes para dissolver o açúcar e não voltando a mexer enquanto está ao lume. Deixar ferver 3 minutos até atingir o ponto pérola.

Dissolver a farinha com um pouco de leite frio e mexer muito bem para ficar um creme sem grumos. Levar o restante leite com a canela e casca de limão ao lume até começar a querer ferver. Nesse momento juntar à mistura de farinha pouco a pouco e retornar tudo ao lume, mexendo sempre até engrossar.

Juntar em fio a calda (não precisa arrefecer) ao creme de leite, mexendo sempre com uma vara de arames para não formar grumos. Deixar arrefecer cerca de 10 minutos e misturar um pouco deste creme nas gemas para evitar um choque de temperatura. Juntar depois tudo e mexer bem para incorporar as gemas no creme. Passar por um passador para descartar a canela, limão e algum grumo que se possa ter formado.

Despeja-se o creme para um tabuleiro pequeno (cerca de 20x25cm) forrado com papel vegetal (é conveniente untar o tabuleiro antes para o papel aderir bem) e leva-se ao forno pré-aquecido a 250ºC (deixar aquecer o forno uns 20 minutos antes de colocar o creme). Cozer durante cerca de 10 minutos, até o creme estar solidificado e com manchas pretas na superfície.

Deixa-se arrefecer completamente antes de juntar à base que também deverá estar completamente fria.  O creme fica com um ar talhado, é mesmo assim. Não se descartam as partes queimadas do creme, que é isso que vai ajudar a dar o sabor característico a pastel de nata. Tritura-se muito bem com uma varinha, liquidificador ou num robot de cozinha e leva-se à sorveteira.



Podem ver a receita do creme de pastel de nata em vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=LpELRsSJN6M 

Para acompanhar este gelado, sugiro estes palmiers: https://www.youtube.com/watch?v=Uo14qUT3r8E

Rita

2 comentários: