23 de julho de 2015

Paçoca (Doce de Amendoim)

As paçocas são uns docinhos de amendoim que parecem areia cremosa que se derrete na boca, com um toque salgado completamente viciante!




As paçocas são uns docinhos de amendoim que parecem areia cremosa que se derrete na boca, com um toque salgado completamente viciante!

PAÇOCA:

- 150 gr de amendoim torrado (sem pele e sem sal)
- 50 gr de açúcar
- 1 colher de sopa de farinha de milho*
- 1 colher de café de sal (ou a gosto)

Coloque todos os ingredientes no copo de um liquidificador, robot de cozinha ou processador de alimentos. Triture, mas tendo atenção de parar várias vezes e mexer para soltar os amendoins que se vão aglomerando nas paredes do copo. Tem de se ter cuidado para não passar do ponto e não começar a formar manteiga de amendoim.
O ponto é quando a mistura ainda aparenta estar bem seca e solta mas ao apertarmos entre as mãos junta-se e mantém a forma.

Para moldar as paçocas, coloque um pouco da mistura num cortador pequeno (de preferência redondo) e vá apertando até ficar bem compacto. Desenforme fazendo pressão com os dedos na paçoca e puxe o cortador para cima com a outra mão.

Rende cerca de 10 paçocas.

*Use farinha de milho (não amido de milho). A farinha vai ajudar a controlar a humidade dos amendoins, mas se não quiser usar a receita funciona na mesma, apenas com o passar dos dias as paçocas vão ficando um pouco húmidas.

2 comentários:

  1. Dolce Rita
    Tente fazer esta receita de paçoquinha adaptada. Depois, basta fazer um rolo com a massa e cortar. É deliciosa e menos pesada.... Além de mais fácil. Muito obrigada pelas suas receitas deliciosas!!!!
    Paçoca
    Receita indicada por: Alcides Prandini (alcides)

    Categoria: Sobremesas

    250 g de amendoim torrado e sem pele
    250 g de bolacha tipo maisena ou maria
    2 colheres (sopa) de açúcar ou de stevia
    1 lata de leite condensado
    1 pitada de sal (ou mais, a gosto)

    Bata o amendoim e a bolacha em um processador. Misture com o açúcar e o leite condensado formando uma massa. Utilize uma fôrma retangular forrada de filme plástico e despeje a massa. Deixe descansar por 15 minutos e corte em pedaços pequenos.

    Opção (idéia minha): tentar fazer com o leite condensado cozido (doce de leite)
    Fonte:
    http://cybercook.terra.com.br/pacoca-na-comunidade.html?codigo=LR%7C45%7C2565200%7C95550

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uau muito obrigada por partilhar! Vou experimentar sim, adoro todas as maneiras de fazer paçoca! Um beijinho!

      Eliminar