17 de setembro de 2015

Tarteletes de Limão Merengadas

Com uma base amanteigada e crocante, um recheio cremoso e ligeiramente ácido e uma cobertura doce que parece uma nuvem, estas tarteletes são a sobremesa perfeita!



TARTELETES DE LIMÃO MERENGADAS

Para a massa:
 - 250 gr de farinha sem fermento
 - 150 gr de manteiga
- 100 gr de açúcar
 - 1 ovo

Bate-se a manteiga com o açúcar até ter um aspecto cremoso (a manteiga deve estar em consistência de pomada). Juntamos o ovo que deve estar a temperatura ambiente*. Por fim misturamos a farinha e mexemos com uma colher ou com as mãos só até estar toda incorporada e com uma textura uniforme (não é necessário amassar a massa).
Levar a massa ao frigorífico por pelo menos 2 horas envolvida em película aderente.

Para o lemon curd:
- 2 limões (limões sicilianos)
- 2 ovos
- 170 de açúcar
 - 70 gr de manteiga (fria cortada em cubos)

Bata os ovos, o açúcar e as raspas e sumo de limão. Leve em banho-maria ao lume, mexendo sempre até engrossar. A mistura deve ser espessa o suficiente para cobrir as costas de uma colher, mas não deve ferver para não talhar. Neste momento adicione a manteiga fria em pedaços, e vá mexendo até a manteiga estar derretida e toda incorporada no creme. Retire do lume e passe por um passador para descartar as raspas de limão.  Leve ao frigorífico com película aderente colada à superfície até estar completamente frio. Conserve num frasco bem fechado.

Para o merengue italiano:
- 2 claras
-120 gr de açúcar

Levar ao lume o açúcar com mais 40 ml de água até atingir o ponto de bola mole (ver vídeo dos pontos de açúcar). Neste momento desligar o lume e enquanto a calda para de borbulhar, começar a bater as claras até estarem espumosas. Pouco a pouco e num fio fino deitar a calda sobre as claras batendo sempre a uma velocidade mais baixa. Depois aumentar a velocidade e bater até o merengue estar frio, volumoso, firme e brilhante.

Para fazer as tarteletes:
Esticar a massa com um rolo e ajuda de um pouco de farinha, com cerca de 0,5cm de espessura. Forrar as forminhas com pedaços de massa, ajustando com os dedos e cortando o excedente com uma faca. Picar e colocar um quadrado de papel vegetal para encher com arroz. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 7-10 minutos até estares cozidas mas ainda muito clarinhas. Deixar arrefecer e retirar o arroz.
Encher as forminhas com o lemon curd já frio e espesso e voltar ao forno por mais alguns minutos até ganhar uma pelicula e alguma consistência. Retirar do forno e deixar arrefecer. Desenformar.
Depois de completamente frias, colocar colheradas do merengue e alisar com uma espátula. Queimar com um maçarico e levar ao frio até à hora de comer.

Vídeo da massa de tarte: https://www.youtube.com/watch?v=BgS1YO7NVCE
Vídeo do lemon curd: https://www.youtube.com/watch?v=poul6kF-1PY
Vídeo do merengue italiano: https://www.youtube.com/watch?v=_hPLOYj1jRo

5 comentários:

  1. Olá Rita!
    Queria fazer uma tarte de limão merengada. Posso usar exatamente estas quantidades? O lemon curd chegará?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Vou já fazer hoje a massa e lemon curd. Amanhã o resto.

      Eliminar
    2. Massa e lemon curd perfeitos! Sairá muito mal se fizer um merengue francês?

      Eliminar