23 de dezembro de 2015

Bolo-rei em 5 minutos

Uma receita mágica de bolo-rei, sem amassar, sem fermentar e que se faz em 5 minutos! Chega a ser difícil acreditar que fica tão bom! Feliz Natal!



BOLO-REI EM 5 MINUTOS

- 350 gr de farinha (sem fermento, tipo 55)
- 30 gr de açúcar
- 1/4 de colher de chá de sal fino
- 2 colheres de chá cheias de fermento (fermento para bolos, não é fermento de padeiro)
- 2 iogurtes naturais (250 gr no total)
- 80 gr de manteiga derretida (com ou sem sal)
- 1 laranja (raspas)
- 1 limão (raspas)
- 1 colher de chá cheia de canela
- 1 colher de sopa de vinho do Porto
- 150 gr de fruta cristalizada picada
- 200 gr de frutos secos picados grosseiramente
- ovo batido, açúcar em pó e frutas cristalizadas para decorar

Juntar todos os ingredientes numa tigela e mexa com uma colher ou as mãos se conseguir formar uma bola. Não se deve bater a massa, deve-se apenas mexer até a massa se unir.
Transferir para um tabuleiro de forno forrado com papel vegetal (ou untado e enfarinhado) e formar um disco, uma forma arredondada com a massa, com cerca de 3 dedos de altura. Com as mãos dê o formato de bolo-rei, fazendo um buraco no meio.
Pincelar com ovo batido, decore com pedaços de frutas cristalizadas grandes e montinhos de açúcar em pó.
Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 30 minutos ou até estar bem dourado. Pode espetar um palito no meio para verificar a cozedura como se fosse um bolo normal. Se o pão estiver a ficar muito escuro mas ainda não estiver cozido, cubra com um pedaço de papel alumínio.

Bom Natal!

Ps- Podem adaptar esta receita e fazer bolo rainha ou bolo-rei de chocolate.

16 comentários:

  1. Bom dia
    parece delicioso!!Gostaria de experimentar, mas será que é possível substituir o iogurte natural por iogurte ou bebida de soja? Lá em casa temos alguma intolerância á lactose!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Francisca, o iogurte é essencial para esta receita. A substituir por algo não ficará igual, mas não quer dizer que não funcione como receita. Só experimentando mesmo ;) Boa sorte!

      Eliminar
  2. Boa noite,
    o iogurte natural é açucarado ou mesmo naturalk?
    obrigada :)

    ResponderEliminar
  3. Posso substituir as 150 gramas de frutas cristalizadas por 150 gramas de raspas de chocolate em barra normal ou para culinária e na mistura de frutos secos por só passas e amêndoas?
    E se fizer só metade da receita ou 2/3 a temperatura do forno é a mesma, não é? E o tempo de cozedura?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cândida, claro que sim (eu até digo isso no video). Quanto a fazer 2/3 da receita a temperatura mantém-se, agora o tempo no forno é que tem de ir controlando. Um beijinho.

      Eliminar
  4. Ola! Gostava de saber se as frutas têm de ser previamente demolhadas e, se sim, em quê e durante quanto tempo. Obrigada e bom Natal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faço sempre o possível para detalhar as receitas com todos os pormenores, se não está indicado e porque não é preciso.

      Eliminar
  5. Boa tarde! Gostaria de agradecer a sua receita. Com ela pude fazer as delícias dos idosos da Casa de Repouso Roseiral do Monte, durante uma manhã inteira. Ficaram lindos e os utentes adoraram toda a confecção. O facto de ser tão simples fê-los muito desconfiados do resultado final, mas no final superou as espetativas de todos.
    Já é nosso costume pôr as mãos na massa e esta receita foi mais um sucesso. Obrigado.
    Ana Pontes (animadora)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bonito Ana!!! Fico tão contente que uma simples receita tenha contribuído para dar uma alegria aos velhotes! Obrigada por me contar. Um beijinho!

      Eliminar
  6. Olá Rita! Ontem reuni a criançada cá da família para celebrarmos (atrasados) o Dia de Reis e a tarefa de fazer o bolo ficou a cargo deles. Contudo, e apesar de termos seguido a receita, senti necessidade de juntar muito mais farinha aos 350g (quase o dobro) pois obtivemos uma massa muito líquida com a qual não conseguíamos sequer dar forma aos bolos. Tem alguma ideia do que poderá ter acontecido? Obga e bom ano de 2017!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Penso que deve ter havido algum erro na contagem de algum outro ingrediente. Até porque essa receita arrisco-me a dizer já terá sido feita por mais de uma centena de pessoas e tem saído sempre bem... às vezes a gente a pesar engana-se e não nos damos conta, só quando a textura não é a correcta. Espero que repita a receita e corra melhor da próxima vez ;) Bom ano!

      Eliminar
  7. Olá! É possível colocar farinha de centeio e stevia em vez de farinha de trigo e açucar?

    ResponderEliminar
  8. No dia de Reis fiz esta receita com amêndoas, nozes e sultanas e ficou maravilhosa. Hoje tinha iogurtes perto do prazo e lembrei-me! Fiz só com pedacinhos de maçã, e usei açúcar com stevia. Está fantástico! Que receita tão versátil, obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica sempre bem :) Beijinhos Maria João!

      Eliminar