10 de dezembro de 2015

Fondue de Chocolate

Rápido, fácil e delicioso, este fondue pode ser a vossa sobremesa de Natal, ou uma ideia para um presente caseiro para os vossos amigos gulosos!



FONDUE DE CHOCOLATE

- 100 gr de chocolate negro
- 100 gr de chocolate de leite
- 100 ml de natas (½ pacote)
- 2 colheres de sopa de whisky ou rum (opcional)
- ½ colher de chá de essência de baunilha
- ¼ colher de chá de flor de sal

Método Robot de Cozinha (tipo Bimby):
Partir o chocolate em pedaços para o copo do robot e triturar 5 segundos em velocidade 10 para pulverizar. Juntar as natas, baunilha e flor de sal e bater em velocidade 1, a 100ºC durante 3 minutos. Nesta altura juntar a bebida alcoólica e com uma espátula limpar as paredes e tampa que possam ter alguns pedaços de chocolate não incorporados na mistura. Fechar a tampa e bater em velocidade 10 durante 5 segundos para uniformizar a textura.

Método tradicional:
Partir o chocolate em pedaços e juntar as natas. Levar ao microondas ou a banho-maria até o chocolate derreter. Mexer para incorporar bem as natas com o chocolate e juntar a baunilha e a flor de sal. Por fim adicionar a bebida alcoólica e misturar bem para uniformizar a textura.

Verta para 1 frasco grande ou 2 pequenos e sirva de imediato ou guarde no frigorífico para oferecer como presente de Natal.
Acompanhe com fruta fresca e bolachinhas de especiarias.
O fondue de chocolate conserva-se no frigorífico durante 1 semana. Se fizer para oferecer acompanhe o frasco com uma etiqueta com essa informação e com a indicação de aquecer no microondas durante cerca de 1 minuto (dependerá do tamanho do frasco) até estar liquido de novo, antes de comer.

2 comentários: