11 de fevereiro de 2016

Bolo Red Velvet

O bolo perfeito para o São Valentim!



BOLO RED VELVET:

BOLO:
- 300 gr farinha (tipo 55, sem fermento)
- 1 c. sopa cacau em pó
- 1 c. chá bicarbonato sódio
- 100 ml óleo (vegetal, sabor neutro)
- 300 gr açúcar
- 2 ovos
- 1 c.chá vinagre (de vinho branco, cidra, etc)
- 100 gr buttermilk (ou iogurte ou leite talhado*)
- 1 c. chá baunilha
- Corante vermelho q.b.

CREME DE MASCARPONE:
- 250 gr mascarpone
- 100 ml de natas (creme de leite- Brasil)
- 50 gr açúcar em pó

Misturar os ingredientes líquidos (açúcar, ovos, buttermilk ou substituto, vinagre, baunilha e óleo). Juntar a farinha, cacau e bicarbonato peneirados e envolver bem até estar incorporado. Juntar o corante. Cozer em forno pré aquecido a 180ºC até que um palito saia limpo (o tempo de cozedura vai depender do tamanho das formas- as minhas formas têm 16 cm e demorou cerca de 25 minutos).

Para fazer o creme, bater o mascarpone com o açúcar em pó até estar bem incorporado e depois juntar as natas bem frias, pouco a pouco. Bater até estar um creme espesso e uniforme (não bata demasiado ou ficará com manteiga).

Depois dos bolos frios, apare-os cortando os topos e bases. Recheie e/ou cubra com o creme e decore com bolo ralado.

21 comentários:

  1. Yummy :) Eu vou fazer cupcakes e brownies Red Velvet ;) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Rita, o bolo aguenta bem de um dia para o outro?

    ResponderEliminar
  4. Olá Rita!
    Qual o diâmetro das formas usadas no vídeo? 14, 16, 18, 20 cm???
    Vou fazer este bolo e como é para um aniversário, queria que saísse perfeito, por isso pergunto.
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Olá Inês, isso está explicado no video e escrito na receita: 16cm.

      Eliminar
    3. Mil desculpas! Tem toda a razão.
      Muito obrigada!!

      Eliminar
  5. Boa tarde Rita, tenho-a seguido no youtube e a minha filha mais nova vai fazer 2 anos dia 3 de novembro e como ela gosta muito da minnie lembrei-me de fazer este bolo. Mas quero fazer dois um sobre o outro colocando um maior por baixo e um mais pequeno por cima acha que para uma forma de 32cm e suficiente fazer a receita a dobrar o de cima estva a pensar fazer uma de 16cm ou melhor duas visto que vai ter duas camadas de bolo. outra questão e desculpe abusar não tenho batedeira para fazer o creme so a bimby já experimentei em tempos e nao me correu bem sabe como se faz na bimby? Obrigada e um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara, começando pelo creme, nunca experimentei fazer na bimby, mas talvez dê com a borboleta. Quanto às quantidades é um bocadinho difícil dizer assim. Mas para as duas formas de 16cm terá de fazer a quantidade da receita que fiz no video, para a de 35 eu talvez fizesse a dobrar a quantidade, mesmo que sobre pode depois fazer uns queques, é preferível do que ficar com um bolo muito baixinho. Bom bolinho!

      Eliminar
  6. Bom dia!
    Estou com vontade de fazer este bolo. Qual é o cacau que se usa: é o magro não é? Só há cacau magro. Ou é antes chocolate em pó? Qual é o melhor óleo a utilizar? No caso de usar iogurte, qual utilizar? E qual é a quantidade, tipo e marca do corante?
    Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O cacau é todo magro por isso use qualquer um ;). Use um óleo de sabor suave e o iogurte desde que não tenha sabor tanto faz. Quanto ao corante está explicado no vídeo a quantidade que deve se em pasta. Beijinhos e bom bolinho.

      Eliminar
  7. Querida Rita, gostaria de saber se no caso de usarmos 1 iogurte em vez de buttermilk, o mesmo pode ser de 125g ou mesmo 150g em vez das 100g de buttermilk, ou se, pelo contrário, tem de se usar 100g de iogurte apenas. Já agora... Se bem que natural, o mesmo é grego, gordo, meio-gordo... Qual o tipo melhor?
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  8. Olá Adriano a quantidade de iogurte deve ser a mesma que o buttermilk. Para fazer bolos é sempre melhor que o iogurte seja gordo ou meio gordo. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Boas! Lá fiz o bolinho na madrugada de 14, recheio e cobertura na manhã. É delicioso, diria que o melhor para pessoas que não apreciam bolo de chocolate, que de facto é! Ficou foi rosa-velho (assim rosado, acastanhado) com uma bisnaga Dr. Oetker de 10 ml. Sinceramente nem me pareceu que fosse em gel, mas liquido também não era. Fiz o bolo com colheres de medida inglesa/americana e com 100g de Danone natural. Não fica seco, antes pelo contrário, pois os topos como que se colam às mãos, nem ficou escuro, ficou nivelado não aparando sequer, esteve cerca dos tais 25 minutos no forno, palitos secos, em formas de 22cm (não havia mais pequenas). Melhor assim que divido em 16 fatias (mas pelo menos eu não resisto a 2 por dia). Perfeito!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Olá Rita, fiz este bolinho para deliciar a minha mana que adora este bolo e ela aprovou! Apenas não consegui que ficasse vermelho, apenas ficou ligeiramente rosa velho no centro. Segui a receita e coloquei 2,5 c. sobremesa de corante alimentar liquido. A massa ficou rosada antes de ir ao forno, não era vermelho vivo mas tinha a cor pretendida e cozeu +- 45m.
    O que posso alterar para obter uma cor mais viva? Cozer menos tempo? Alterar o tipo de corante?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Ainda bem que o bolo ficou bom? Quando fez a receita leu só a receita ou viu também o video? É que no video explico que se deve usar corante em pasta ou gel (em vez do liquido que usou- esse não funciona muito bem). Boa sorte para a próxima, beijinhos.

      Eliminar
    2. Obrigada na próxima vou tentar com corante em gel.

      Eliminar
  11. Olá Rita, fiz este bolinho para deliciar a minha mana que adora este bolo e ela aprovou! Apenas não consegui que ficasse vermelho, apenas ficou ligeiramente rosa velho no centro. Segui a receita e coloquei 2,5 c. sobremesa de corante alimentar liquido. A massa ficou rosada antes de ir ao forno, não era vermelho vivo mas tinha a cor pretendida e cozeu +- 45m.
    O que posso alterar para obter uma cor mais viva? Cozer menos tempo? Alterar o tipo de corante?

    ResponderEliminar