14 de abril de 2016

Húngaros (Bolachas Húngaras)

Bolachas com uma textura macia que se desfaz na boca com um toque de compota e chocolate.



HÚNGAROS

- 3 gemas cozidas
- 75 gr açúcar em pó
- 100 gr manteiga (margarina não é manteiga)
- 150 gr farinha (tipo 55, sem fermento)
- 50 gr amido de milho

Cobertura e recheio:

- 80 gr chocolate meio-amargo
-10 gr óleo coco (facultativo)
- Compota/marmelada/geleia a gosto

Bater a manteiga amolecida com o açúcar até obter uma mistura cremosa. Passar as gemas por um passador para ficarem bem raladas e bater para incorporar. Juntar a farinha e o amido de milho e bater mais um pouco. A massa fica granulosa e a melhor maneira de a juntar (se estiver a fazer com uma batedeira de mão) é apertando com as mãos até formar uma bola.

Leve ao frigorífico cerca de 20 minutos e após este tempo estique com um rolo da massa e um pouco de farinha para não pegar. Corte com cortadores e coloque numa forma forrada com papel vegetal. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC e coza só até quererem começar a dourar, cerca de 7-8 minutos. Deixe arrefecer.

Derreta o chocolate juntamente com o óleo de coco no microondas ou em banho-maria. Use a compota para rechear algumas ou todas as bolachas se quiser.

Mergulhe-as até metade no chocolate, raspe na borda do recipiente para  retirar o excesso e coloque numa superfície com papel vegetal até o chocolate secar (pode levar ao frigorífico para apressar este passo).

Faz 20 bolachas grandes ou 30 pequenas.

9 comentários:

  1. Olá!
    Tenho uma dúvida não directamente relacionada com este post, mas com pastelaria em geral. Tenho optado por usar farinha de trigo integral nos bolos e penso que o resultado não é tão bom, pelo menos com algum género de bolos. Gostaria de saber se é possível substituir a farinha de trigo pela integral e de que forma isso pode ser feito. Se coloco menos farinha integral do que colocaria farinha normal. Se coloco metade-metade. Se coloco farinha integral e amido de milho.
    A ideia era usar farinha de trigo o menos possível.

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bárbata todas as substituições resultam sempre em produtos diferentes. Não se pode substituir uma farinha por outra e ter o mesmo resultado, já que a farinha integral é mais pesada e vai fazer bolos e pães mais densos. Dependendo da receita as proporções podem variar, mas eu aconselharia começar a experimentar com metade-metade. Boas experiências ;)

      Eliminar
  2. Olá Rita!
    Adoro muito o seu canal!!
    Tenho uma dúvida a qual temperatura (e minutos) derreter o chocolate com o óleo de coco no microondas. Quando eu derreto o meu chocolate em banho-maria, ele sempre fica com feios pontos escuros quando está arrefecido. De acordo com a internet isto acontece quando o chocolate ficou demasiado quente. Talvez isto nao me acontece quando derreto o chocolate no microondas... Podia-me dar umas dicas? O seu chocolate ficou tao perfeitinho e liso.

    Muito obrigada,
    Carina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carina! O chocolate no microondas deve sempre derreter-se numa potencia media-baixa, mas o mais importante é o tempo. Deve fazer-se sempre em intervalos curtos e ir mexendo para ele não queimar em baixo. Coloca-se 20 segundos, mexe-se, depois mais 20 segundos, depois 10 e por ai vai até estar lisinho. Beijinhos.

      Eliminar
  3. Olá Rita
    Muitos parabéns. Gostei das bolachinhas. Só que no meu caso o chocolate não ficou sequinho, por que terá sido? Obrigada e beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É preferível levar ao frigorífico para que sequem melhor.

      Eliminar
  4. Olá Rita .
    Antes de mais , Parabéns pelo seu trabalho e dicas infalíveis e muito úteis .
    Hoje fiz os Húngaros , e não correu lá muito bem ...Não consegui que a massa liga-se . Coloquei no frigorífico , posteriormente no congelador , e nada .
    Será pelo facto de ter derretido a manteiga ?
    Obrigada 😉

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuela, provavelmente foi isso sim porque deve usar-se manteiga amolecida. Estes pequenos detalhes fazem diferença ;) Beijinhos e espero que repita!

      Eliminar