14 de abril de 2016

Húngaros (Bolachas Húngaras)

Bolachas com uma textura macia que se desfaz na boca com um toque de compota e chocolate.



HÚNGAROS

- 3 gemas cozidas
- 75 gr açúcar em pó
- 100 gr manteiga (margarina não é manteiga)
- 150 gr farinha (tipo 55, sem fermento)
- 50 gr amido de milho

Cobertura e recheio:

- 80 gr chocolate meio-amargo
-10 gr óleo coco (facultativo)
- Compota/marmelada/geleia a gosto

Bater a manteiga amolecida com o açúcar até obter uma mistura cremosa. Passar as gemas por um passador para ficarem bem raladas e bater para incorporar. Juntar a farinha e o amido de milho e bater mais um pouco. A massa fica granulosa e a melhor maneira de a juntar (se estiver a fazer com uma batedeira de mão) é apertando com as mãos até formar uma bola.

Leve ao frigorífico cerca de 20 minutos e após este tempo estique com um rolo da massa e um pouco de farinha para não pegar. Corte com cortadores e coloque numa forma forrada com papel vegetal. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC e coza só até quererem começar a dourar, cerca de 7-8 minutos. Deixe arrefecer.

Derreta o chocolate juntamente com o óleo de coco no microondas ou em banho-maria. Use a compota para rechear algumas ou todas as bolachas se quiser.

Mergulhe-as até metade no chocolate, raspe na borda do recipiente para  retirar o excesso e coloque numa superfície com papel vegetal até o chocolate secar (pode levar ao frigorífico para apressar este passo).

Faz 20 bolachas grandes ou 30 pequenas.

22 comentários:

  1. Olá!
    Tenho uma dúvida não directamente relacionada com este post, mas com pastelaria em geral. Tenho optado por usar farinha de trigo integral nos bolos e penso que o resultado não é tão bom, pelo menos com algum género de bolos. Gostaria de saber se é possível substituir a farinha de trigo pela integral e de que forma isso pode ser feito. Se coloco menos farinha integral do que colocaria farinha normal. Se coloco metade-metade. Se coloco farinha integral e amido de milho.
    A ideia era usar farinha de trigo o menos possível.

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bárbata todas as substituições resultam sempre em produtos diferentes. Não se pode substituir uma farinha por outra e ter o mesmo resultado, já que a farinha integral é mais pesada e vai fazer bolos e pães mais densos. Dependendo da receita as proporções podem variar, mas eu aconselharia começar a experimentar com metade-metade. Boas experiências ;)

      Eliminar
  2. Olá Rita!
    Adoro muito o seu canal!!
    Tenho uma dúvida a qual temperatura (e minutos) derreter o chocolate com o óleo de coco no microondas. Quando eu derreto o meu chocolate em banho-maria, ele sempre fica com feios pontos escuros quando está arrefecido. De acordo com a internet isto acontece quando o chocolate ficou demasiado quente. Talvez isto nao me acontece quando derreto o chocolate no microondas... Podia-me dar umas dicas? O seu chocolate ficou tao perfeitinho e liso.

    Muito obrigada,
    Carina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carina! O chocolate no microondas deve sempre derreter-se numa potencia media-baixa, mas o mais importante é o tempo. Deve fazer-se sempre em intervalos curtos e ir mexendo para ele não queimar em baixo. Coloca-se 20 segundos, mexe-se, depois mais 20 segundos, depois 10 e por ai vai até estar lisinho. Beijinhos.

      Eliminar
  3. Olá Rita
    Muitos parabéns. Gostei das bolachinhas. Só que no meu caso o chocolate não ficou sequinho, por que terá sido? Obrigada e beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É preferível levar ao frigorífico para que sequem melhor.

      Eliminar
  4. Olá Rita .
    Antes de mais , Parabéns pelo seu trabalho e dicas infalíveis e muito úteis .
    Hoje fiz os Húngaros , e não correu lá muito bem ...Não consegui que a massa liga-se . Coloquei no frigorífico , posteriormente no congelador , e nada .
    Será pelo facto de ter derretido a manteiga ?
    Obrigada 😉

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuela, provavelmente foi isso sim porque deve usar-se manteiga amolecida. Estes pequenos detalhes fazem diferença ;) Beijinhos e espero que repita!

      Eliminar
  5. Olá Rita! Estas bolachas são mesmo as minhas preferidas de sempre, mas como todas as receitas que ia encontrando saiam sempre diferentes das bolachas das pastelarias, acabava sempre por comprar. Ontem experimentei esta é devo dizer que estou maravilhada! Agora é que descobri isto é que vai ser a verdadeira desgraça 😂 Obrigada!

    ResponderEliminar
  6. Olá, experimentei fazer a receita e a única diferença para as de compra, foi mesmo a minha (falta de jeito para) a decoração com o chocolate ahaha. Questão, qual o efeito das gemas cozidas na massa?

    ResponderEliminar
  7. Olá Rita! Os meus húngaros ficam a saber mesmo muito a chocolate. O sabor do chocolate sobrepôs-se tanto que tive dificuldade em sentir o sabor da bolacha. Usei pantagruel normal, entra na descrição de semi-amargo, certo? Terá sido por não usar o óleo de côco? Os húngaros das pastelarias usam este óleo? Adoro oa húngaros de pastelaria e queria mesmo aproximar-me do sabor o máximo possível! Obrigada e beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Se ficou a saber muito de chocolate para a próxima não os cubra tanto. Como está explicado no video o óleo de coco afina o chocolate e logo não fica uma camada tão grossa e excessiva de chocolate. Outra coisa, eu nunca uso chocolate de culinária, uso mesmo o de comer cm 50% de cacau (meio-amargo), mas isso é uma questão de gosto.

      Eliminar
  8. Olá Rita!! Tenho aprendido tanto consigo!!! Para mim, esta é A receita de Húngaros, sem dúvida! Obrigada e beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom Paula! Um beijinho grande e bom ano!

      Eliminar
  9. Olá Rita! Adoro os seus vídeos! Queria muito fazer as Bolachas mas só tenho Farinha com fermento... Será que resulta na mesma? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, o fermento vai fazer com que elas fiquem mais tipo bolinho e menos bolachas.

      Eliminar
  10. Olá Rita, tenho uma dúvida, no caso de querer sobrepor uma bolacha e outra com cortante no meio sabe? e rechear com compota de morango não terei de adicionar gelatina a compota para solidificar e não transpor para as outras bolachas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Elsa, só se a compota for muito ralinha, à partida não é necessário. mas faça a experiência e se vir que é necessário adicione ;)

      Eliminar
  11. Olá Rita, tenho uma dúvida, será que posso fazer só metade da receita, nesse caso so posso meter 1 gema ou 1 e 1/2 de gema? Obrigada bjs

    ResponderEliminar