1 de dezembro de 2016

Guardanapos

Estes quadrados de pão-de-ló recheados com doce de ovos e dobrados ao meio a parecer guardanapos, não faltam em nenhuma pastelaria portuguesa.



GUARDANAPOS

Para o doce de ovos:
- 6 gemas
- 180 gr de açúcar
- 150 ml de água

Num tachinho coloque o açúcar e água e mexa para dissolver o açúcar. Leve ao lume até atingir o ponto pérola (se não souber identificar o ponto pérola, conte 3 minutos assim que a calda de água e açúcar começar a ferver ou veja o nosso vídeo sobre os pontos de açúcar). É importante não mexer a calda enquanto está ao lume.
Retire do lume e deixe arrefecer cerca de 10-15 minutos. Quando a calda não estiver tão quente junte pouco a pouco às gemas (previamente batidas). Coloque toda a mistura de novo no tacho e leve a engrossar em lume muito brando, mexendo sempre. Não deixe ferver ou o doce de ovos ficará cristalizado. Conserve no frigorífico com película aderente colada à superfície até estar completamente frio.

Para o pão-de-ló:
- 4 ovos
- 4 gemas
- 200 gr de açúcar
- 150 gr de farinha

Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Bata os ovos, gemas e açúcar até triplicarem de volume e estarem bem esbranquiçados, cerca de 5 minutos. Misture delicadamente a farinha peneirada e coloque a massa num tabuleiro grande (ou 2 mais pequenos) untado e forrado com papel vegetal, de maneira a que a massa fique com cerca de 1 a 2 cm de espessura. Alise a massa e coza cerca de 8-10 minutos até estar dourado (verifique a cozedura com o dedo ou um palito).

Para montar os guardanapos:
Vire o tabuleiro sobre um pano coberto com açúcar e retire com cuidado o papel vegetal passados alguns minutos.
Quando o pão-de-ló estiver frio corte em quadrados, barre com uma camada fina de doce de ovos também frio e dobre cada quadrado ao meio, pressionando bem para manter o formato. Conserve no frigorífico.

NOTAS:
- Cozi a massa em dois tabuleiros (25x30) e (25x17).
- Do tabuleiro maior fiz 9 guardanapos pequenos e do tabuleiro menor fiz um guardanapo gigante.
- Com estas quantidades conseguem obter-se 8 a 10 guardanapos de tamanho normal.

Sem comentários:

Enviar um comentário