8 de dezembro de 2016

Pastéis de Feijão

A melhor maneira de comer feijão é nestes pastéis!



PASTÉIS DE FEIJÃO
- 200 gr açúcar
- 50 ml água
- 200 gr feijão branco cozido (e escorrido)
- 150 gr amêndoa crua ralada
- 2 ovos
- 2 gemas
- 1 limão
- 1/2 c. chá canela em pó
- 1 rolo de massa folhada rectangular (375 gr mais ou menos)
- farinha e açúcar em pó q.b. (para polvilhar)

Leve o açúcar com a água ao lume (mexa antes de levar ao lume para dissolver o açúcar e não volte a mexer) cerca de 3 minutos ou até atingir o ponto de pérola (quando se levanta a calda com uma colher e escorre um fio com uma gota grossa na ponta).
Retire do lume e deixe arrefecer alguns minutos. Junte então a amêndoa, os ovos e as gemas batidos, a canela e a raspa de limão. Leve de novo ao lume, mexendo sempre até a misture engrossar até fazer ponto de estrada. Junte os feijões e triture até obter um creme sem grumos. Leve ao frigorífico até arrefecer antes de rechear as forminhas de massa folhada.

Abra o rolo de massa folhada, polvilhe com um pouco de água e enrole num rolo (enrole de maneira a que o rolo fique mais comprido). Corte rodelas com cerca de 2 cm de espessura.
Coloque as rodelas de pé em forminhas de pastel de nata ou muffin e forre com a ajuda do polegar humedecido em água para não agarrar. Leve ao frigorífico cerca de 10 minutos antes de rechear.

Encha as forminhas com o creme de feijão. Polvilhe ligeiramente com farinha e de seguida polvilhe abundantemente com açúcar em pó.
Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC cerca de 15 minutos até a massa folhada estar bem dourada.

NOTAS:
- Esta receita dá entre 18 a 20 pastéis de feijão.
- No vídeo fiz metade da receita.

Sem comentários:

Enviar um comentário