2 de fevereiro de 2017

Bolo de Aniversário de Chocolate, Baunilha e Avelãs Caramelizadas

Com camadas de bolo, creme e avelãs crocantes, este pode bem ser o bolo de aniversário perfeito!



BOLO DE CHOCOLATE, BAUNILHA E AVELÃS

Para o bolo de chocolate:
- 280 gr de açúcar
- 4 ovos
- 160 ml de óleo vegetal
- 260 gr de farinha
- 1 colher de chá de fermento
- 1 pitada de sal
- 100 gr de chocolate em pó
- 160 ml de café quente

Bater os ovos com o açúcar e adicionar o óleo. Juntar a farinha, fermento, sal e chocolate em pó. Misturar bem e por fim juntar o café. Envolver até estar tudo ligado.
Levar ao forno pré-aquecido a 180ºc em 2 formas de 16 cm untadas e polvilhadas. Cozer até um palito enfiado no centro dos bolos sair limpo (cerca de 35-45m).

Para o creme de manteiga de baunilha e chocolate:
- 4 claras
- 150 gr de açúcar
- 250 gr de manteiga (de preferência sem sal)

Começa-se por fazer um merengue suíço: levar as claras com o açúcar ao lume, em banho-maria, mexendo sempre até o açúcar dissolver completamente e a mistura aquecer. Está no ponto quanto estiver morno e não se sentir grãos de açúcar entre os dedos.
Transferir para a taça de uma batedeira e bater até a mistura arrefecer completamente. Nesta altura juntar a manteiga amolecida pouco a pouco, continuando sempre a bater até estar toda incorporada e se obter um creme uniforme e denso.
Dividir o creme ao meio. A uma metade juntar 1/2 vagem de baunilha (ou 1 colher de chá de essência) e à outra metade juntar 50gr de chocolate meio-amargo derretido.

VIDEO DO CREME DE MANTEIGA: https://www.youtube.com/watch?v=wmHpIdtqKUw

Para as avelãs caramelizadas:
Leve ao lume 75 gr de açúcar com 75 ml de água, mexa só ao princípio para dissolver o açúcar e depois não volte a mexer até a calda se transformar num caramelo. Juntar 150 gr de avelãs torradas e sem pele e mexer sem parar até estarem todas cobertas pelo caramelo.
Deitar para um tabuleiro forrado com papel vegetal e separar com uma colher para ao endurecerem não ficarem num bloco.

VIDEO DAS AVELÃS CARAMELIZADAS: https://www.youtube.com/watch?v=OxOe5O3NCcU&t=4s

Para a calda de açúcar:
-100 gr de açúcar
-100 ml de água
- 1 c. sopa de licor de avelã (facultativo)

Colocar a água e o açúcar num tacho e mexer para começar a dissolver o açúcar. Levar ao lume médio alto até ferver, sem mexer mais. Depois da calda fria juntar o licor.

VIDEO DA CALDA: https://www.youtube.com/watch?v=_9-u7oVsmG8&t=9s

Para montar o bolo:
Nivele os dois bolos e corte-os ao meio, para ficar com 4 rodelas de bolo. Coloque um das rodelas num prato e humedeça com a calda. Barre com 1/3 do creme de manteiga de baunilha e polvilhe com avelãs a gosto. Coloque outra rodela de bolo e repita o processo de humedecer com a calda, barrar com o creme e polvilhar com as avelãs. Repita de novo com a 3ª rodela de bolo e por fim coloque a 4ª rodela de bolo. Humedeça com a calda e barre todo bolo (laterais e topo) com o creme de manteiga de chocolate. Decore a gosto e leve ao frigorífico.

7 comentários:

  1. Podemos substituir o café quente dos ingredientes do bolo por leite quente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Substitua antes por água como eu digo no vídeo ;)

      Eliminar
    2. Obrigada, vou fazer isso :D

      Eliminar
  2. Bem, satisfeitos que ficámos a 200% com o bolo red velvet, sou capaz de fazer este bolo de aniversário lá para o fim do mês nos anos do papá... E logo com 4 capsulas de Nespresso Roma para perfazer 160 ml, que é o café que ele diz mais apreciar...
    Muito inspirador este bolo diria eu... vamos ver...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que sim que faça e que ele goste muito!

      Eliminar
    2. Cara Rita,
      Dá para fazer em 2 formas de 22 cm, mesmas quantidades, excepto no creme e na calda, reduzindo para metade (2 claras, 75 gr de açúcar, 125 gr manteiga com sal, 50 gr de açúcar e 50 ml de água), ou não resulta, por ser a menos ou mesmo a mais já que seria para apenas para rechear e "caldar" no centro e topo/laterais? E os tempos reduzem-se para metade?
      Obrigado.

      Eliminar
    3. Talvez fiquem muito baixinhos os bolos mesmo que for fazer só com 2 camadas... mas sim, o creme pode ser metade em principio. Realmente é difícil responder com exactidão porque nunca testei. Boa sorte!

      Eliminar