31 de março de 2017

Cheesecake de Limão (sem forno)

Um cheesecake muito fresco e com sabor intenso a limão, que e a cara da Primavera!



CHEESECAKE DE LIMÃO
- 150 gr bolachas (speculoos ou digestivas)
- 60 gr manteiga (com ou sem sal)
- 200 gr queijo creme (tipo Filadélfia)
- 200 ml natas (para bater)
- 50 gr açúcar em pó (de confeiteiro/ impalpável)
- 2 folhas de gelatina
- 1 receita de lemon curd*

Para a base: Triturar as bolachas e misturar a manteiga derretida. Forrar a base da forma (usei de 16 cm) e levar ao frigorífico.
Para o creme: Bater o queijo com o açúcar e incorporar as natas frias enquanto se bate. Bater até obter um creme volumoso e firme (ir limpando as laterais da tigela de vez em quando para evitar que se acumule creme). Juntar metade da quantidade de lemon curd (200gr) e misturar bem. Por fim envolver bem a gelatina previamente hidratada, escorrida e dissolvida numa colher de sopa de água a ferver.
Verter o creme na forma e levar ao frigorífico durante umas 4 horas até firmar bem. Cobrir com o restante lemon curd e alisar. O ideal é levar de novo ao frigorífico por mais 1 hora pelo menos para o lemon curd assentar bem.

*PARA O LEMON CURD (400 gr)
- 2 limões (limões sicilianos)
- 2 ovos
- 170 de açúcar
- 70 gr de manteiga (fria cortada em cubos)

Bata os ovos, o açúcar e as raspas e sumo de limão. Leve em banho-maria ao lume, mexendo sempre até engrossar. A mistura deve ser espessa o suficiente para cobrir as costas de uma colher, mas não deve ferver para não talhar. Neste momento adicione a manteiga fria em pedaços, e vá mexendo até a manteiga estar derretida e toda incorporada no creme. Retire do lume e passe por um passador para descartar as raspas de limão.  Leve ao frigorífico com película aderente colada à superfície até estar completamente frio. Conserve num frasco bem fechado.
O lemon curd conserva-se 2 semanas no frigorífico ou 2 meses no congelador.

Video: https://www.youtube.com/watch?v=poul6kF-1PY

2 comentários:

  1. Olá, Rita. Este cheesecake deve ser uma delícia e parece tão fácil de fazer! Sem ser o lemon curd, que outro tipo de cobertura se poderia pôr? Um doce de frutos vermelhos, de pêssego, uma cobertura de chocolate? Eu adoro limão, mas não sei se os meus filhos iriam gostar. Mas não há como experimentar, não é? Beijinhos e continue com as receitas deliciosas! Maria João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria João, pode colocar qualquer cobertura que quiser porque fica bem com tudo. Até pode servir simples e com várias coberturas à parte e cada um coloca por cima o que gosta ;) Beijinhos

      Eliminar