31 de março de 2017

Cheesecake de Limão (sem forno)

Um cheesecake muito fresco e com sabor intenso a limão, que e a cara da Primavera!



CHEESECAKE DE LIMÃO
- 150 gr bolachas (speculoos ou digestivas)
- 60 gr manteiga (com ou sem sal)
- 200 gr queijo creme (tipo Filadélfia)
- 200 ml natas (para bater)
- 50 gr açúcar em pó (de confeiteiro/ impalpável)
- 2 folhas de gelatina
- 1 receita de lemon curd*

Para a base: Triturar as bolachas e misturar a manteiga derretida. Forrar a base da forma (usei de 16 cm) e levar ao frigorífico.
Para o creme: Bater o queijo com o açúcar e incorporar as natas frias enquanto se bate. Bater até obter um creme volumoso e firme (ir limpando as laterais da tigela de vez em quando para evitar que se acumule creme). Juntar metade da quantidade de lemon curd (200gr) e misturar bem. Por fim envolver bem a gelatina previamente hidratada, escorrida e dissolvida numa colher de sopa de água a ferver.
Verter o creme na forma e levar ao frigorífico durante umas 4 horas até firmar bem. Cobrir com o restante lemon curd e alisar. O ideal é levar de novo ao frigorífico por mais 1 hora pelo menos para o lemon curd assentar bem.

*PARA O LEMON CURD (400 gr)
- 2 limões (limões sicilianos)
- 2 ovos
- 170 de açúcar
- 70 gr de manteiga (fria cortada em cubos)

Bata os ovos, o açúcar e as raspas e sumo de limão. Leve em banho-maria ao lume, mexendo sempre até engrossar. A mistura deve ser espessa o suficiente para cobrir as costas de uma colher, mas não deve ferver para não talhar. Neste momento adicione a manteiga fria em pedaços, e vá mexendo até a manteiga estar derretida e toda incorporada no creme. Retire do lume e passe por um passador para descartar as raspas de limão.  Leve ao frigorífico com película aderente colada à superfície até estar completamente frio. Conserve num frasco bem fechado.
O lemon curd conserva-se 2 semanas no frigorífico ou 2 meses no congelador.

Video: https://www.youtube.com/watch?v=poul6kF-1PY

Sem comentários:

Enviar um comentário