9 de março de 2017

Muffins de Chocolate Americanos

Com uma sabor muito intenso a chocolate e uma textura densa, estes são os autênticos muffins americanos.



MUFFINS DE CHOCOLATE
- 250 gr farinha (tipo  55, sem fermento)
- 80 gr cacau
- 1 c.chá fermento
- 1/2 c.chá bicarbonato
- 100 gr manteiga (com ou sem sal)
- 250 gr açúcar
- 2 ovos
- 1 c.chá extracto de baunilha (ou essência)
- 200 ml buttermilk*
- 150 gr chocolate meio-amargo (ou pepitas de chocolate)

Numa tigela colocar a farinha, cacau, fermento e bicarbonato. Mexer com uma vara de arames para integrar bem. Noutro recipiente colocar a manteiga em temperatura ambiente (deve estar amolecida e não derretida)  e juntar o açúcar. Mexer bem até que estes dos ingredientes estejam ligados. Adicionar os ovos e a baunilha e por fim o buttermilk. Misturar bem todos os ingredientes.
Unir os ingredientes secos com os líquidos e mexer com uma colher até a massa estar uniforme (não bater a massa, mexer só até incorporar os ingredientes). Por último juntar o chocolate picado em pedaços pequenos e envolver na massa para distribuir bem.
Colocar em forminhas de muffins e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC entre 15 a 25 minutos (dependerá do tamanho dos muffins).

*PARA O BUTTERMILK: Para fazer uma versão caseira mistura-se uma colher de chá de vinagre (ou sumo de limão) com 200 ml de leite meio-gordo ou gordo. Deixa-se repousar cerca de 15 minutos e está pronto a usar. Em alternativa pode substituir-se por 200 gr de iogurte natural.

NOTAS:
- No vídeo fiz metade da receita.
- Esta quantidade rende 8 muffins grandes ou 12 médios.
- No vídeo usei formas de muffins que não precisam ser untadas nem precisam ser colocadas dentro de formas metálicas. Caso não tenham destas, terão de colocar as formas de papel dentro de formas próprias ou então untar e enfarinhar as formas.

2 comentários: