26 de abril de 2017

Bolo de Noz com Doce de Ovos

O casamento perfeito entre um bolo de noz feito só com claras e doce de ovos.



BOLO DE NOZ COM DOCE DE OVOS

Para o bolo:
- 10 claras
- 250 gr miolo de noz
- 150 gr farinha (tipo 55, sem fermento)
- 150 gr manteiga (com ou sem sal)
- 250 gr açúcar
- 1 c. chá fermento
- 1 c. chá canela

Bater a manteiga amolecida com o açúcar e juntar a farinha , nozes trituradas, fermento e canela. Bater até incorporar os secos, apesar da mistura ficar granulada. Bater as claras em castelo e adicionar 1/3 das claras para aligeirar a massa. Juntar os restantes 2/3 das claras em duas vezes, envolvendo delicadamente na massa.
Dividir por duas formas de 16 cm untadas e enfarinhadas e cozer em forno pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 40 minutos.

Para o creme de ovos:
- 150 ml água
- 300 gr açúcar
- 10 gemas
- 10 gr amido de milho
- 20 gr manteiga

Levar ao lume o  açúcar e a água até atingir o ponto de pérola (ver vídeo dos pontos de açúcar). Ao fazer a calda não se deve mexer, mexe-se a inicio para dissolver o açúcar na água mas depois de levar ao lume não se volta a mexer. Assim que atingir o ponto desligar e deixar arrefecer cerca de 10 minutos.
À parte batem-se as gemas e mistura-se o amido batendo bem para incorporar e não haver grumos. Deita-se a calda morna em fio sobre as gemas, mexendo sempre e volta-se a levar ao lume, também sempre a mexer até engrossar. Assim que começar a ferver conta-se 1 minuto, 1 minuto e meio e depois desliga-se o lume.
Mistura-se a manteiga fria em pedaços e mexe-se para incorporar. Leva-se ao frigorífico pelo menos 4 horas antes de usar, coberto com película aderente.
VIDEO: https://www.youtube.com/watch?v=gOWxA7twYNc

Para a calda de açúcar:
-100 gr de açúcar
-100 gr de água
- 2 cascas de limão

Colocar a água, o limão e o açúcar num tacho e mexer para começar a dissolver o açúcar. Levar ao lume médio alto até ferver , sem mexer mais.
VIDEO: https://www.youtube.com/watch?v=_9-u7oVsmG8

Para montar o bolo:
Depois de arrefecidos, nivelar os bolos e cortar cada um ao meio (para fazer quatro camadas). Rechear entre cada camada com um pouco do creme de ovos, humedecendo cada rodela de bolo com a calda fria. Terminar com a ultima fatia de bolo também humedecida com a calda e barrar todo o bolo com o doce de ovos restante. Decorar com metades de nozes (opcional).

11 comentários:

  1. Isto esta semana veio mais cedo ;) E nem de propósito, pois só hoje consegui ver o video anterior. Não sou fã de doce/crème de ovos, só se for um curd de limão/laranja. Achas q fica bem neste bolinho? Bjinhos :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Ritinha! Sou Alice!
    Que delícia de bolo!!!
    Gostaria de saber se é possível substituir a noz por outra coisa que não seja fruto seco (oleaginosas), pois em casa tenho um alergico a qualquer tipo de fruto seco, mas tbm tenho muitas e muitas claras congeladas por causa das suas receitas!!!
    Adoro vc!! Beijos do Brasil!

    ResponderEliminar
  3. Olá Ritinha! Sou Alice!
    Que delícia de bolo!!!
    Gostaria de saber se é possível substituir a noz por outra coisa que não seja fruto seco (oleaginosas), pois em casa tenho um alergico a qualquer tipo de fruto seco, mas tbm tenho muitas e muitas claras congeladas por causa das suas receitas!!!
    Adoro vc!! Beijos do Brasil!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alice, só testando mesmo para saber se funciona. Mas pode sempre fazer outro bolo e rechear com este creme, como um bolo de iogurte ou pão de ló. Beijinhos.

      Eliminar
  4. Lá vai uma pergunta bem difícil: saberia me dizer quanto de claras foram usadas em GRAMAS???
    Hehehehe é que compro claras pasteurizadas na caixinha e aí fica meio complicado para eu saber. Se puder me ajudar eu agradeço . Parabéns pelo blog!! Logo mais compro teu livro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é uma pergunta nada difícil, cada clara pesa cerca de 35gr ;) Penso que até terá essa informação na embalagem de claras. Beijinhos.

      Eliminar
  5. Hum... Pensei em colocar as nozes quebradas grosseiramente por cima só doce d'ovos no recheio! Q delícia

    ResponderEliminar
  6. Olá Rita..uma sugestão para estes novos e pequenos vídeos este mês ( ótima ideia)..Craker candy!!!😍😍😍

    Parabéns pelo aniversário...adoro o teu canal e blog..ahhhh já tenho os livros..

    Beijinhos

    ResponderEliminar