8 de junho de 2017

Muffins de Mirtilos com Crumble de Aveia e Canela

Muffins nunca são demais e estes clássicos americanos são deliciosos porque além da massa repleta de mirtilos têm uma cobertura crocante.



MUFFINS DE MIRTILOS COM CRUMBLE DE AVEIA E CANELA
- 300 gr farinha (tipo  55, sem fermento)
- 1 c.chá fermento
- 1/2 c.chá bicarbonato
- 100 gr manteiga (com ou sem sal)
- 250 gr açúcar
- 2 ovos
- 1 c.chá extracto de baunilha (ou essência)
- 200 ml buttermilk*
- 250 gr mirtilos

CRUMBLE
- 60 gr farinha
- 60 gr açúcar
- 40 gr aveia
- 50 gr manteiga
- 1c.chá canela

Para os muffins: Num recipiente colocar a manteiga em temperatura ambiente (deve estar amolecida e não derretida)  e juntar o açúcar. Mexer bem até que estes dos ingredientes estejam ligados. Adicionar os ovos e por fim e a baunilha o buttermilk. Misturar bem todos os ingredientes.
Juntar a farinha, fermento e bicarbonato e mexer com uma colher até a massa estar uniforme (não bater a massa, mexer só até incorporar os ingredientes). Por último juntar os mirtilos e envolver na massa para distribuir bem.
Colocar em forminhas de muffins, cobrir cada um com um pouco de crumble. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC entre 15 a 25 minutos (dependerá do tamanho dos muffins).

Para o crumble: Misturar o açúcar, farinha, aveia e canela e juntar a manteiga fria em pedaços. trabalhar a mistura com as pontas dos dedos para distribuir a manteiga formando uma massa granulosa.

*PARA O BUTTERMILK: Para fazer uma versão caseira mistura-se uma colher de chá de vinagre (ou sumo de limão) com 200 ml de leite meio-gordo ou gordo. Deixa-se repousar cerca de 15 minutos e está pronto a usar. Em alternativa pode substituir-se por 200 gr de iogurte natural.

NOTAS:

- Esta quantidade rende 8 muffins grandes, 12 médios ou 24 mini.
- No vídeo usei formas de muffins que não precisam ser untadas nem precisam ser colocadas dentro de formas metálicas. Caso não tenham destas, terão de colocar as formas de papel dentro de formas próprias ou então untar e enfarinhar as formas.

2 comentários:

  1. Olá Rita!

    Obrigada pelas receitas espetaculares e pela forma como explicas como proceder. Nunca fiz uma receita tua que não calhasse bem!

    Achei estes muffins muito doces, para mim podiam ser bastante menos doces. Mas como o poderei conseguir? Se diminuir a quantidade de um ingrediente deveria diminuir todos para ser proporcional e assim continuam sempre muito doces...

    Beijinhos e obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana, a opção pode ser diminuir o açúcar mas obviamente afectará a textura dos muffins. Pode também substituir os mirtilos por framboesas que são mais ácidas por exemplo...

      Eliminar