6 de julho de 2017

Salame de chocolate invertido

O adorado salame, mas com as cores trocadas!



SALAME INVERTIDO

- 300 gr chocolate branco
- 100 ml natas
- 50 gr manteiga
- 200 gr bolacha maria de chocolate
- cacau em pó q.b.

Parta o chocolate em pedaços e junte-lhe as natas e manteiga. Derreta no mircoondas ou banho-maria e leve ao frigorífico por 30 minutos. Envolva as bolachas partidas em pedaços e molde em forma de salame com ajuda de 2 folhas de película aderente e papel alumínio.
Leve ao frigorífico até que fique firme, no mínimo 6 horas.
Passe todo o salame por cacau em pó.

10 comentários:

  1. Uma ideia interessante! Hei de fazer p os mais novos ;) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  2. Olá Rita,
    ontem fiz o salame com o meu filho e ficou uma delicia!!! É mesmo bom!!!
    Todavia as bolachas, como têm uma textura diferente das tradicionais Maria, esfarelam muito e, se não tivermos cuidado, quando juntamos a ganache não faz o contraste que a Rita conseguiu.
    Estas bolachas têm mesmo de ser partidas grosseiramente à mão e se colocarmos num saco e partirmos com o rolo da massa o processo não corre tão bem pois cria muita "farinha" e escurece o salame.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu esmigalhei à mão as bolachinhas ;) Beijinhos!

      Eliminar
  3. Rita, dá para transformar este salame ou o tradicional num bolo de aniversário, enformado? Queria fazer uma coisa diferente, tipo surpresa para os anos do meu filho e veio-me esta ideia. Não sei é as doses para fazer um salame enformado maior. Acha que é possível? Se sim, pode dar-me uma ideia das doses de cada ingrediente? Beijinhos. Maria João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria João, dá sim porque eu já fiz. Terá de forrar uma forma com película aderente e e pressionando amassa do salame. Quanto às quantidades vai depende da forma, mas pode sempre ir fazendo massa até completar. Bejinhos

      Eliminar
  4. Obrigada, Rita. Vou experimentar. Acha que posso pôr uma cobertura de ganache por cima? Se sim, ponho-a antes de levar o salame ao frio? Beijinhos e obrigada pela ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que não fará muita diferença, visto que salame é consistente.

      Eliminar
  5. Rita, fiz o salame tradicional em forma de bolo e polvilhei apenas com cacau em pó e todos adoraram, miúdos e graúdos! Foi um sucesso! Obrigada! Beijinhos.

    ResponderEliminar