31 de agosto de 2017

Bolo triplo de gelado e brownie

O que é melhor que um bolo e um gelado? Um bolo de gelado!!!



Para o brownie
• 90 gr de chocolate negro
• 80 gr de manteiga
• 280 gr de açúcar
• 2 ovoS
• 140 gr de farinha
• 1 pitada de sal

Para os gelados
• Cerca de 500 gr de 3 sabores de gelado diferentes*

Para a cobertura de chocolate 
• 100 gr de chocolate meio-amargo (50% de cacau)
• 25 gr de óleo de coco (ver nota pág xx)

PREPARAÇÃO
Para o brownie: Derreta o chocolate com a manteiga no micro-ondas ou em banho-maria. Junte o açúcar e mexa e adicione depois os ovs e quando estiver bem incorporado envolva a farinha a e pitada de sal. Deite numa forma de bolo bem untada e enfarinhada ou forrada com papel vegetal. Coza em forno pré aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos ou até um palito sair limpo quando espetar no centro, mas ainda se puder apreciar um pouco de humidade. Desenforme e deixe arrefecer completamente antes de usar. Com uma faca de serrilha corte depois em 3 fatias no sentido longitudinal e reserve.

Para o gelado: Na altura de usar, deixe os gelados a temperatura ambiente durante 10-15 minutos para estarem mais moles e fáceis de espalhar.

Para a cobertura de chocolate: Derreta o chocolate com o óleo de coco no micro-ondas ou em banho-maria. Esta mistura deve estar morna quando for colocar por cima do bolo.

Para montar o bolo: Forre com pelicula aderente a forma que usou para cozer o brownie. Para a pelicula aderente agarrar às paredes da forma molhe-a ligeiramente antes de forrar.
Coloque uma rodela de brownie e espalhe o 1º sabor de gelado. Sobreponha uma 2ª rodela de brownie e leve ao congelador até o gelado ter endurecido antes de seguir com a montagem do bolo.
Espalhe o 2º sabor de gelado e a 3ª rodela de brownie e volte a levar ao congelador para firmar.
Por fim espalhe o 3ºsabor de gelado e cubra com pelicula aderente. Leve ao congelador algumas horas para solidificar bem.
Prepare a cobertura de chocolate e espalhe por cima, a cobertura vai solidificar assim que entrar em contacto com o gelado por isso pode consumir de imediato ou levar de novo ao congelador.

*Eu usei gelados de lima, morango e chocolate. A quantidade de gelado vai depender do tipo de gelado que estiverem a usar, visto que diferentes gelados têm diferentes volumes em relação ao peso. Adaptem a quantidade ao gelado que estiverem a usar, ao tamanho da forma e à altura que querem que vosso bolo tenha.

Sem comentários:

Enviar um comentário