21 de dezembro de 2017

Tronco de Natal

Um tronco não pode faltar nas mesas de Natal!



TRONCO DE NATAL

Bolo:
- 6 ovos (L)
- 200 gr açúcar
- 130 gr farinha (tipo 55, sem fermento)
- 25 gr cacau

Recheio:
- 250 gr mascarpone
- 50 gr açúcar em pó
- 100 ml natas
- 1 c. chá baunilha (essência, extracto ou pasta)
- 50 gr avelãs torradas (opcional)
- 25 gr raspas de chocolate (opcional)
- 3 a 4 colheres de chá de toffee (opcional)

Cobertura:
- 200 gr chocolate (meio-amargo)
- 100 ml natas
- 1 receita de toffee*

Para o bolo: Bater os ovos com o açúcar até a mistura ficar bem espumosa e volumosa. Envolver delicadamente a farinha e cacau peneirados. Espalhar a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal (com cerca de 30x40cm) e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante uns 15 minutos ou até um palito sair limpo quando espetado na massa.

Retirar do forno e colocar sobre um pano polvilhado com açúcar. Retirar o papel vegetal e enrolar com o pano ainda quente. Deixar arrefecer.

Para o recheio: Bater o mascarpone com o açúcar e baunilha até ficarem bem ligados e juntr as natas bem frias. Continuar a bater até obter um creme espesso.

Para a cobertura: Derreter o chocolate e as natas e ir mexendo até ficar um creme liso. Juntar o toffee (ao qual se retiram 3 a 4 colheres para o recheio).

Para montar: Desenrolar o bolo e espalhar o creme de mascarpone de maneira uniforme. Polvilhar com as avelãs picadas, as raspas de chocolate e o tofffee que se reservou. Enrolar a torta, cortas as extremidades (usar uma das pontas para fazer um ramo lateral) e cobrir com o creme de chocolate. Decorar a gosto.

*Vejam o video com a receita do toffee aqui:  https://www.youtube.com/watch?v=pDf1CMXaUm0

6 comentários:

  1. Adorei a tua versão, principalmente o recheio :) Fica p o próx ano, pois ñ tenho mascarpone em casa e já ñ vou às compras até ao Natal. ALém disso, a ementa já está +- delineada ;) Bjinho grande e um Doce e Feliz Natal p ti e p os teus :)

    ResponderEliminar
  2. Olá RIta. Tenho muita dificuldade em encontrar uma boa baunilha. Pode dizer a marca da que está a usar e onde se compra? Obrigada desde já e um excelente 2018

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Costumo usar da marca Nielsen Massey. Encontra em lojas de blos fisicas ou oline. Beijinhos e bom ano!

      Eliminar
    2. Muito obrigada pela resposta! Boa continuação

      Eliminar
  3. Olá Rita. Pode dizer-me se, para fazer uma versão sem glúten, é possível trocar a farinha por amido de milho ou fécula de batata? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só experimentando para ver se resulta bem, talvez com fécula...

      Eliminar