11 de janeiro de 2018

Bolo de Aniversário: Pão-de-ló com Doce de Ovos

O bolo de aniversário mais típico!



PÃO-DE-LÓ COM DOCE DE OVOS

Pão-de-ló
• 3 ovos
• 100 gr de açúcar
• 75 gr de farinha tipo 55 (sem fermento)

Bata os ovos e açúcar até triplicarem de volume e estarem bem esbranquiçados, cerca de 5 minutos. Misture com delicadeza a farinha peneirada em 2 ou 3 adições e envolva suavemente de maneira que a farinha fique toda incorporada, mas sem a mistura perder volume. Coloque a massa numa forma redonda com cerca de 20 cm untada e polvilhada com farinha. Coza em forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 20-25 minutos até um palito inserido no meio sair limpo.

Creme de ovos
• 5 gemas
• 150 gr de açúcar
• 75 ml de água
• 5 gr amido de milho
• 10 gr manteiga

Num tacho coloque o açúcar e água e mexa para dissolver o açúcar. Leve ao lume não mexendo mais, até atingir o ponto pérola. Retire do lume e deixe arrefecer cerca de 10-15 minutos. À parte bata as gemas e misture o amido batendo bem para incorporar e não haver grumos. Quando a calda não estiver tão quente junte em fio às gemas e amido. Coloque toda a mistura de novo no tacho e leve a engrossar em lume muito brando, mexendo sempre até que o doce espesse. Deixe o creme ferver cerca de 1 a 2 minutos, sempre a mexer. Retire do lume e incorpore a manteiga fria cortada em pedaços e continue a mexer para que se derreta e se integre bem no creme. Conserve no frigorífico com película aderente colada à superfície até estar completamente frio.

Podem ver o video do creme de ovos aqui (para este bolo só necessitamos de metade da receita do video original): https://www.youtube.com/watch?v=gOWxA7twYNc&t=11s

Calda de açúcar:
• 100 gr de açúcar
• 100 gr de água

Coloque a água e o açúcar num tacho e mexa para começar a dissolver o açúcar. Leve ao lume médio alto até ferver, sem mexer mais. Se houver açúcar que não se dissolveu levante apenas o tacho do lume e faça movimentos circulares para que o açúcar se solte. Assim que começar a ferver, a calda está pronta.

Video da calda: https://www.youtube.com/watch?v=_9-u7oVsmG8

Para montar o bolo:
Depois do bolo frio corte-o ao meio com uma faca de serra. Humedeça a metade de baixo com a calda, com a ajuda de um pincel. Cubra com uma camada uniforme de creme e posicione a segunda metade de pão-de-ló. Humedeça de novo com a calda e cubra o topo e as laterais e topo do bolo com mais creme alisando o máximo que conseguir. Leve ao frigorífico por pelo menos 1 hora e sirva simples ou decorado com amêndoas torradas ou outra decoração que preferir.

Sem comentários:

Enviar um comentário