28 de junho de 2018

Devil's Food Cake- "O" bolo de chocolate!

Um bolo dos diabos!



DEVIL’S FOOD CAKE
- 1 receita de bolos de chocolate*
- 300 gr de chocolate (usei 200 gr de chocolate meio-amargo (50%) + 100gr de chocolate de leite)
- 200 ml de natas
- 50 gr de manteiga
- Malteasers q.b. (opcional)

Prepare o bolo de chocolate conforme a receita.
Prepare o creme de chocolate: Pique os chocolates em pedaços pequenos e aqueça as natas até fervilhar. Verta as natas sobre o chocolate de maneira a que o cubra por completo e deixe repousar por 2-3 minutos. Mexa com uma colher até todo o chocolate estar bem envolvido com as natas e nesta altura adicione a manteiga fria cortada em cubinhos. Leve ao frigorífico uma hora ou até engrossar um pouco.
Nivele o bolo e corte-o em 3 camadas. Coloque um disco de bolo num prato e espalhe uma camada de creme. Se quiser coloque alguns malteasers bem distribuídos (espete bem os malteasers no bolo para que a camada superior do bolo possa agarrar e não ficar suspensa). Sobreponha um segundo disco de bolo e volte a repetir: espalhe creme e malteasers. Cubra todo o bolo com o restante creme e decore a gosto.

*BOLO DE CHOCOLATE
- Ovos: 4
- Açúcar: 280 g
- Óleo vegetal: 160 ml
- Farinha: 260 g
- Chocolate em pó: 100 g
- Fermento em pó: 1 colher de chá
- Água quente: 160 ml

Num recipiente misture os ovos, o açúcar e o óleo, e bata com uma vara de arames só até incorporar tudo. Junte a farinha, o fermento e o chocolate em pó, e mexa novamente. Por fim, envolva delicadamente a água quente, até obter uma massa com uma consistência uniforme (bastante mais líquida do que a de um bolo comum).
Verta a massa numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha ou cacau em pó. Leve ao forno preaquecido a 180 °C durante 40-60 minutos (o tempo no forno vai depender do tipo e do tamanho da forma, por isso controle a cozedura espetando um palito na massa e verificando se sai seco). Depois de cozido, retire do forno e desenforme.

NOTA: Para fazer este bolo usei 1 forma de 19 cm e demorou cerca de 1h15 minutos a cozer.

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=1Y0vLUMEZR0

4 comentários: