23 de maio de 2019

Cheesecake de Speculoos (bolachas de especiarias)



CHEESECAKE DE SPECULOOS
- 150 gr bolachas speculoos - 60 gr manteiga - 200 gr queijo creme - 200 ml natas - 25 gr açúcar em pó - 2 folhas de gelatina - 200 gr pasta de speculoos
Para a base: Triturar as bolachas e misturar a manteiga derretida. Forrar a base da forma (usei de 16 cm) e levar ao frigorífico ou congelador.
Para o creme: Bater o queijo com a pasta de speculoos. Juntar o açúcar e continuar a bater. Envolver as natas batidas. Por fim misturar bem a gelatina previamente hidratada, escorrida, derretida e dissolvida num pouco do creme.
Verter o creme na forma e levar ao frigorífico durante umas 4 horas até firmar bem. Decorar a gosto.

7 comentários:

  1. Este tenho mesmo de fazer! Tenho aí creme de speculoos :) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  2. Olá! Tenho os seus livros e adoro as suas receitas. Numa receita do seu livro 5-5-5 pede bolachas speculoos e embora explique que são de especiarias, penso que continuo sem saber ao certo quais são. Não poderia, por favor, dar-me alguns exemplos desse tipo de bolachas. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As mais conhecidas são as que refiro no video da marca Lotus, mas pode usar qualquer tipo de bolachas de especiarias.

      Eliminar
  3. Olá, Rita. Comprei uma embalagem de bolachas Speculoos (finalmente, encontrei-as! :)) e vou tentar fazer este cheesecake. Entretanto, se eu quisesse fazer uma dose maior, teria de aumentar todos os ingredientes, incluindo as folhas de gelatina? Já agora, uma dúvida: como se calcula a quantidade de folhas de gelatina em relação ao resto? É pela quantidade de natas ou pela quantidade de queijo creme? Queria começar a aventurar-me pelo mundo dos cheesecake, mas a parte da gelatina sempre me fez um pouco de confusão. Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim deverá duplicar também a gelatina já que a quantidade da receita é adaptada para essa porção, se duplica terá de duplicar também a gelatina. O ideal é sempre seguir as receitas e a quantidade pedida porque a quantidade que se usa depende muito da receita em si e dos ingredientes, não há uma formula.

      Eliminar
    2. Obrigada pela resposta e pelo esclarecimento, Rita. Vou seguir as receitas, sim. Obrigada!

      Eliminar