10 de julho de 2019

Madalenas



MADALENAS
• 100 gr manteiga • 100 gr farinha • 2 ovos • 100 açúcar • 1 c. sopa mel • ½ c. chá fermento • ½ c. chá baunilha
Levar a manteiga ao lume para tostar. Retirar do lume e deixar arrefecer ligeiramente. Bater os ovos com o açúcar até ficar mais espumoso. Juntar o mel e a baunilha. Misturar a farinha e o fermento. Envolver a manteiga. Levar ao frigorífico cerca de 2 horas. Pré aquecer o forno a 200ºC. Colocar a massa em forminhas de madalenas ou muffins. Baixar a temperatura do forno para 180ºC e cozer cerca de 15 minutos.

4 comentários:

  1. Olá Rita!

    Sempre gostei de madalenas, desde pequena, mas só tinha provado de pacotes. Sempre houve qualquer coisa nelas que me enchia as medidas. Literalmente falando ;D

    Experimentei fazer estas madalenas mas substitui o açucar por xarope de agave. E como não tinha as formas de madalenas usei as dos queques e enchi menos. Ficaram lindas com a barriguinha no meio e tudo.

    Tenho uma questão em relação à manteiga que se deve tostar antes de usar na receita, como é que sabes que está boa? É pela cor? Pelo sabor? Pela textura? Nunca tinha feito isto antes e fiz em lume brando para não queimar a manteiga. Mas tenho um feeling que não estava bem como descrevias no video.

    De resto, tenho papado muitos videos e doces teus! :) E tendo-te "descoberto" há menos de duas semanas tenho-te a dizer que já fiz o cheesecake gelado, o bolo de batata doce, os scones e as madalenas! Tudo muito bom. Deliciosamente guloso e magicamente desaparecendo dos tabuleiros respectivos sem deixar rasto.

    Fiz batota no bolo de batata :) e usei melaço de cana (porque tenho que o gastar) - se puderes dar umas dicas sobre como e onde se deve usar. O bolo ficou lindo, húmido, e com um aroma incrível a..... melaço de cana ;) que se sobrepôs a tudo, mas estava tão fofo que já só há uma fatia e fi-lo ontem à tarde. Vá lá, assim conseguimos comer melaço de cana e apreciar!!! Não cresceu muito mas lembrando-me das tuas dicas sobre erros comuns nos bolos imagino que o melaço ou o fermento devam ter tido qualquer coisa a ver com esta questão.

    As dicas sobre a farinha tipo 55 para usar nos bolos e só bater a massa antes de juntar a farinha e os porquês foram revelações life changing para mim.

    Já agora, já que está grande, mais uma perguntinha não faz mal. ;) Untar as formas para bolo?! Só manteiga, manteiga e farinha ou é indiferente? Vi que nas madalenas usaste manteiga em spray apenas.

    Quando precisar de um sítio de confiança para procurar boas receitas de doces, variedade, criatividade, boas explicações, bom humor, em português de Portugal, já sei onde ir. É um descanso saber que tudo isto se resume no teu blog.

    Boa continuação para o teu doce trabalho. Muito obrigada. Ana Margarida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, a manteiga deves controlar pela cor é a melhor maneira deve ficar dourada com cor de caramelo. As formas podes untar como preferires se na receita não vier especificado (normalmente com manteiga e farinha ou eu uso muitas vezes spray de óleo que é muito prático). Quanto ao melaço... digo muitas vezes isso das substituições, é impossível que as coisas fiquem iguais e o melaço de facto é muito potente de sabor. Tenta usar em receitas que usem açúcares escuros como mascavado escuro. Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Rita antes de mais obrigado por partilhares estas maravilhosas e deliciosas receitas.🤗
    Adoro-as a todas.
    Sao maaarrrraaaavvviiiillllhhhhoooosssssaaaassss.


    Obrigada

    ResponderEliminar