7 de novembro de 2019

Bolo Banoffee- Banana e Caramelo



BOLO BANOFFEE
• 135 g de açúcar amarelo • 100 g de farinha • 4 ovos
Para montar o bolo: • 1 receita de chantilly* • 1 lata de leite condensado cozido • 3 bananas pequenas (ou 2 grandes) • Raspas de chocolate q.b. (opcional)
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Bata os ovos com o açúcar por cerca de 5 minutos, até ficarem esbranquiçados e com o triplo do volume. Misture com delicadeza e em duas ou três adições a farinha peneirada. Envolva suavemente, de maneira que a farinha fique toda incorporada, mas sem a mistura perder volume. Coloque a massa em uma ou em mais formas preparadas e leve ao forno. Coza cerca de 25 minutos ou até um palito espetado no centro sair limpo. Depois do bolo frio corte-o em duas ou várias camadas. Recheie com uma camada de leite condensado cozido, seguida de uma camada de chantilly, rodelas finas de banana e raspas de chocolate. Decore a gosto.
*CHANTILLY FIRME: - 200 ml natas - 1,5 c. sopa açúcar - 1,5 folhas gelatina
Demolhar as folhas de gelatina em água fria. Retirar 1 colher de sopa dos 200 ml de natas e reservar. Bater as natas restantes (que devem estar bem frias). Juntar o açúcar quando as natas estiverem volumosas e continuar a bater até estarem firmes. Aquecer a colher de sopa de natas e dissolver nela as folhas de gelatina escorridas. Misturar nas natas batidas, batendo sempre com uma vara de arames.
Video do chantilly:
https://www.youtube.com/watch?v=4tzMd...

3 comentários:

  1. Olá Rita! Este bolo deixou-me curiosa num aspecto: há alguma razão para utilizar açúcar amarelo?
    Agradeço desde já a atenção e desejo-lhe o maior sucesso :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A verdadeira tarte banoffee é feita com bolachas digestivas, o usar açúcar amarelo foi para aproximar o pão de ló a essas bolachas.

      Eliminar
    2. Muito obrigada pela resposta! Curiosidade satisfeita :)

      Eliminar