SOBRE A LA DOLCE RITA


Rita Nascimento é chef de pastelaria. Nasceu em Cascais e passou a infância a lamber montras de pastelarias. Estudou Teatro, mas o amor pelo açúcar falou mais alto e levou-a a fazer um curso superior de Pastelaria em Espanha, onde acabou por trabalhar em vários restaurantes e pastelarias. Viveu ainda nos Estados Unidos, Itália e Reino Unido, onde foi colecionando experiências gastronómicas.
Voltou a Portugal em 2007 e teve durante alguns anos, o pior trabalho do mundo: desenvolver sabores de gelados para uma empresa de gelados artesanais. Em 2014 criou o canal de YouTube La Dolce Rita, onde semanalmente apresenta receitas doces.
Hoje divide o seu tempo a criar, testar e provar receitas para o seu canal, os seus livros e os seus cursos de pastelaria que dá a gulosos espalhados por todo o país.

19 comentários:

  1. São pessoas como vocês que nos inspiram e nos fazem querer ser pasteleiros.... Obrigado e parabens

    Nelson Moreira
    Aveiro ( terra dos ovos moles.... Heheheeeeeeee )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheheh! Que bom Nelson! Os ovos moles são a minha perdição <3

      Eliminar
  2. Olá chefe, pode me dizer quais as quantidades de leite para substituir o leite em pó, numa receita?
    Gosto do seu trabalho! Continue!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente o leite em pó não pode ser substituído por leite comum, numa receita têm funções muito diferentes. Beijinho.

      Eliminar
  3. Penso ter acabado de vos conhecer, todavia tenho aquela ideia do "dejá vu"."Podemos ter-nos cruzado na prateleira de livros, ou mesmo aqui na net. Tanto num lado como noutro, passei em frente! Não ando com grande relacionamento com as receitas, não k algo me tenha mal sucedido, nesse aspecto. Tenho uma pancada pelas receitas de cozinha e com centenas de manuscritas, recortadas, livros , Modesto, 5 ou 6 anos de teleculinária encadernadas, Pantagruel, Better Homes n Gardens e tantos e tantos outros que não tenho nesta casa e nem recordo os títulos. Há cerca de 15 anos, deixei de cozinhar, mas continuei no coleccionismo, até há uns poucos anos atrás, em k achei que não podia ser mais. Não sou cozinheira nem nunca fui e perco-me por doces. Há umas horas, apareceram-me As Pipócas mais Doces e... Adoro pipocas doces, parei e por aí andando.
    Gostei muito das receitas e da apresentação das mesmas, pela Rita, com tanta vida. Parabéns.
    Bem...por cá irei continuar. Obrigada.

    Não me posso inscrever aqui no blog? Não vejo onde.
    mariasilvams22@gmail.com
    mariasilvams22@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Maria, muito obrigada pelas palavras carinhosas! Espero que fique inspirada para fazer muitos docinhos ;) Sugiro que siga o facebook e o youtube que terá sempre as novidades por lá! Um beijinho!

      Eliminar
    2. Olá Rita,
      Tenho duvidas sobre o uso do papel vegetal.
      É necessario untar a forma antes de colocar o papel?
      É também necessario untar o papel vegetal antes de colocar a massa?

      Aguardo vossa resposta.
      E obrigada desde já.

      Guida

      Eliminar
    3. Olá Guida, quando se usa uma forma com papel vegetal convém untar a forma apenas para segurar o papel no sitio. Quanto a untar o próprio papel depende do que se está a fazer, mas essa informação deverá sempre vir na receita.

      Eliminar
  4. Olá Rita boa tarde! Será que podes dizer-me como se faz bolas de Berlim?

    Obrigado
    Manuel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuel, pode encontrar essa receita no meu livro Uma Pastelaria em Casa ;)

      Eliminar
  5. Olá Rita boa tarde! Podes dizer-me como se faz Bolas de Berlin?

    Obrigado por partilhar a tua experiência e o teu conhecimentos.

    Abraços
    Manuel

    ResponderEliminar
  6. Ola Rita!
    Estou tão habituada a vê-la no youtube que nem desconfiei que tinha um site!!! Distraída como sou só agora dei por isso no fim dum vídeo!
    Feliz descoberta!!!
    Ora diga me la, doce Rita como faço para comprar os seus livros de receitas? Não vivo em Portugal, por isso ir a livraria esta fora de questão:)
    Posso comprar directamente a si? Pagar por Paypal ou transferência bancaria?
    Muito obrigado mais uma vez pelas receitas, pela alegria, e por essas suas dicas tão preciosas e que fazem tooooooda a diferença!
    Amanhã por cá vai ser dia de Pavlova!!!
    Beijocas as três!!!(à Cristina, a si e a essa fofura que adora cenouras!!!)

    Marina Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheheh! Obrigada Marina! u não vendo os livros directamente mas há sites que fazem envios para todo o mundo (www.wook.pt por exemplo). Outra alternativa é pedir a alguém amigo que compre e envie para si. espero que consiga tê-los em breve! Um beijinho grande!

      Eliminar
  7. Olá Rita :)
    Apesar de não ser muito de comentar, quero dar-lhe os parabéns pelo seu trabalho. Já a sigo a algum tempo no youtube e digo-lhe que é uma inspiração! Sempre que vejo os seus vídeos, fico com a esperança de que talvez não seja tarde para seguir o meu sonho guloso (adoro tudo que esteja relacionado com bolos, sobremesas, doces no geral).
    Ontem como prenda de aniversário recebi o livro "Uma pastelaria em casa" e está incrível. O problema agora é saber qual o doce a fazer primeiro :D
    Desejo-lhe tudo de bom e que continue com o excelente trabalho que tem desenvolvido.
    Beijinhos,
    Liliana Ferro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Liliana! Um beijo enorme e espero que o livro seja um bom companheiro de experiências doces!

      Eliminar
  8. Olá, Rita!
    Suas receitas são TOP! PARABÉNS!
    Um esclarecimento, por favor: Quando se refere a Ovos, são sempre de tamanho M/Médios, Certo?
    Obrigada!
    Att. Marisa.

    ResponderEliminar
  9. Para quem é desta Área e quer aprender mais, adquiri os livros, depois de a seguir e partilhar com outras pessoas amantes de pastelaria muitos dos vídeos. Estou inclinado para meter mais na massa, mas indeciso na receita a fazer Estarei no lançamento do nonovo livro no porto esperando que guardem um livrinho novo com muitas coisas gostosas e golosas para mim. Continue assim pois falta pessoas que expliquem tão bem e com termos que todos entendem a arte da pastelaria

    ResponderEliminar